Comércio projeta boas vendas para o Dia dos Pais

Para atrair os consumidores, as lojas de Limeira abrem hoje das 9h às 22h e amanhã das 9h às 18h (Foto: Agência Brasil)

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Pesquisa da Boa Vista aponta que 44% os empresários acreditam em aumento do volume das vendas no Dia dos Pais desse ano em relação à mesma data em 2021. No ano passado, na mesma data, apenas 34% tinham expectativa de aumento no volume das vendas em relação ao ano de 2020. 

Em Limeira, para atrair os consumidores e oferecer conforto na hora das compras, o comércio atenderá hoje das 9h às 22h e amanhã, as lojas abrem das 9h às 18h. Os horários e datas especiais de funcionamento foram levantados com base na sugestão de empresários locais  em reunião realizada na Acil (Associação Comercial e Industrial de Limeira)

A Boa Vista também identificou que 42% dos empresários acreditam que os consumidores irão gastar mais neste Dia dos Pais em relação à data de 2021. 26% esperam gastos iguais aos do ano passado. 32% esperam que o consumidor gaste menos em 2022. Segundo as expectativas dos empresários, os consumidores deverão gastar até R$ 200 e o ticket médio para este ano será de aproximadamente R$ 172. No Dia dos Pais do ano passado, o valor médio foi de R$ 132.  

Para 62% dos entrevistados a maior parte das vendas deverá acontecer de maneira presencial e a expectativa sobre compras on-line apresentou redução na comparação com o Dia dos Pais do ano anterior. Em 2021 a expectativa era de que 47% das compras seriam feitas online, e este ano, apenas 38% têm a mesma avaliação.  

O setor de vestuário e calçados deverá ser o mais procurado para presentear os Pais, atingindo 24% da procura, seguidos de telefonia (19%), acessórios (17%), bebidas (15%) e perfumaria (11%). Para 50% (8 pontos percentuais acima do registrado em 2021) dos empresários, a data deverá representar até 5% de todo o faturamento de 2022.   

“Apesar da pandemia estar ficando para trás, o cenário econômico ainda não se mostra muito amistoso, tanto que 43% dos empresários afirmaram ter a intenção de realizar novos investimentos para estimular as vendas para o Dia dos Pais. E mesmo com o aumento dos juros, 28% acreditam que precisarão de crédito para financiar essas novas ações”, informa Flavio Calife, economista.  

O gasto médio planejado pelos consumidores neste ano deve ficar em torno de R$ 174, ao passo que o ano anterior registrou R$ 137 -- um aumento de R$ 37. Vale ressaltar que 60% dos consumidores consideram gastar no máximo R$ 200. 

“Fatores como a alta na taxa de juros e a crescente inadimplência ajudam a explicar o comportamento mais comedido do consumidor em relação às compras para o Dia dos Pais. A inflação também fez com que o poder de compra do consumidor diminuísse nos últimos trimestres e, naturalmente, o consumidor tem priorizado os gastos do dia a dia”, explica Flávio.

Vestuário e eletrônicos são os preferidos  


Em linha com outras datas comemorativas, os itens mais procurados pelo consumidor serão os de vestuário e calçados, com 36% das menções. 20% vão escolher acessórios como presente, enquanto 18% vão preferir itens de perfumaria. 9% indicaram smartphones e celulares como presente, 7% dos consumidores comprarão bebidas e 4% outros eletrônicos. 

Em relação aos locais para realizar as compras para a data, 60% dos consumidores declararam que pretendem comprar de maneira presencial, retomando os hábitos praticados antes da pandemia. As lojas de bairro terão a preferência de 47% dos consumidores, seguidas das lojas de shopping com 39% da preferência.  

Já em relação ao pagamento, 61% pretendem comprar à vista, enquanto os outros 39% optarão pelo parcelamento. Entre eles, 39% pagarão a compra com o cartão de débito, enquanto 30% vão usar o cartão de crédito. O PIX já faz parte do portfólio de meios de pagamento do consumidor, e será considerado por 14% deles no momento de pagar as compras de presentes para o Dia dos Pais. 

Questionados, 52% afirmaram que certamente não contrariam crédito para essa finalidade. 17% indicaram que provavelmente não fariam nenhuma busca por crédito. Apenas 31% deles estariam predispostos a fazerem esse tipo de contratação para apoiar com as compras do período (22% provavelmente e 9% com certeza contratariam). 

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