Foto de capa da notícia

Veículos de transporte escolar passam a ter isenção de IPVA

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou uma lei que isenta os veículos autônomos usados como transporte escolar do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A proposta havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2022 e aguardava a sanção do Executivo para passar a valer. A matéria é de autoria do deputado Adalberto Freitas (PSL).

Na prática, a nova legislação elenca as condições de isenção do pagamento do imposto. Para o parlamentar autor da matéria, a nova norma promove justiça na concessão do benefício, já que outras categorias similares já eram contempladas, como os proprietários de carros usados como táxi. "Não há razão plausível para que esta categoria [proprietários de veículos de transporte escolar] não seja contemplada pela isenção da qual já têm direito os taxistas", defendeu o proponente, Freitas.

De acordo com a justificativa da proposta, a isenção tributária trará inúmeras vantagens aos motoristas de peruas escolares, possibilitando a eles incentivo à renovação da frota escolar, a fim de que novos veículos sejam adquiridos. A expectativa é a de que isso gere maior segurança para o transporte de crianças e adolescentes, além de ajudar na mobilidade urbana, reduzindo o número de veículos na porta das escolas.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login