
Alesp celebra 190 anos de história
Prefeitos e vereadores da região participaram, ontem, da cerimônia de homenagem aos 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), considerada a maior casa legislativa estadual da América Latina. Realizada no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, na capital paulista, a comemoração reuniu 2.400 convidados, entre gestores públicos, parlamentares, representantes do Poder Judiciário e autoridades estaduais.
A sessão solene que marcou a criação da assembleia ocorreu no dia 2 de fevereiro de 1835. À época, com um total de 36 deputados. Nicolau Pereira de Campos Vergueiro foi eleito presidente do órgão. Atualmente, a Alesp conta com 94 parlamentares.
A cerimônia contou também com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que exaltou o papel da Alesp na defesa da democracia. “Esta é uma instituição que funciona”, afirmou o dirigente. “Um lugar que lida bem com a divergência e que sabe construir convergências.”O governador lembrou que os deputados paulistas representam 44 milhões de pessoas, o equivalente a 22% do total da população brasileira. “E isso não é pouca coisa”, concluiu.
O desembargador Fernando Torres Garcia, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), lembrou que a Alesp sofreu com invasões, fechamentos e cassações durante os períodos de regime ditatorial, mas, segundo ressaltou, sempre conseguiu se restabelecer.
O atual presidente do órgão, deputado André do Prado, reafirmou o caráter de representatividade da assembleia. “Esta é a casa do povo”, repetiu ele três vezes. “Esta é a representação legítima de nossa diversidade.”
A Assembleia Legislativa da Província de São Paulo funcionou, inicialmente, em um prédio localizado no Pátio do Colégio. Em 1879, o órgão mudou-se para o Largo de São Gonçalo, próximo à atual Praça João Mendes. No final da década de 1940, a assembleia passou para o antigo Palácio das Indústrias e, em 25 de janeiro de 1968, para o Palácio 9 de Julho, localizado no Parque do Ibirapuera.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login