
Estado de São Paulo lidera contratação de mulheres no país
O Estado de São Paulo lidera a contratação de mulheres no país e tem ampliado o mercado de trabalho para as trabalhadoras. De acordo com dados levantados pela Fundação Seade com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os três últimos trimestres de 2024 registraram o maior número de mulheres ocupadas em 12 anos, ou seja, desde 2012, quando a pesquisa começou a ser feita no país. Além disso, São Paulo registra o maior número de trabalhadoras entre todas as unidades da Federação.
No 4º trimestre do ano passado, 11,187 milhões de mulheres estavam ocupadas, registrando assim o melhor trimestre para as trabalhadoras desde 2012 no estado de São Paulo. Em relação ao mesmo período de 2023, o aumento foi de 3,2%, com 350 mil mulheres a mais. Já em comparação com os últimos 10 anos (2014), o aumento foi de 17%, o equivalente a 1,6 milhão a mais de mulheres com ocupação.
Já a taxa de desemprego entre as mulheres e o número de trabalhadoras desocupadas também tiveram indicadores positivos.De acordo com o IBGE, o 3º e 4º trimestres de 2024 registraram a menor taxa de desemprego em 12 anos: 7,1% e 7,2%, respectivamente.Em comparação com 2022, houve queda de 2,5 pontos percentuais no quarto trimestre e de 4 pontos percentuais no terceiro trimestre.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login