Groenlândia diz que não aceitará apropriação pelos EUA
A Groenlândia não aceitará "sob nenhuma circunstância" a possibilidade dos Estados Unidos se apoderarem da ilha e intensificará seus esforços para garantir sua defesa por parte da Otan, declarou ontem o governo groenlandês.
O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, ressaltou, em postagem no Facebook nesta segunda-feira, 12, que a ilha faz parte do Reino da Dinamarca, o que significa que a segurança e defesa do local pertencem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ele classificou o fato como “uma linha básica e fixa”.
Nielsen reforçou que irá trabalhar para garantir que o desenvolvimento da defesa na Groenlândia e nos arredores ocorra em “estreita cooperação” com a Otan, em diálogo com aliados, incluindo os EUA, e em colaboração com a Dinamarca. “Somos uma sociedade democrática, que toma as nossas próprias decisões, e nossas ações são baseadas no direito internacional”, pontuou.
No domingo, Trump reiterou que os Estados Unidos se apoderariam do território "de uma forma ou de outra", afirmando que "precisa de um título de propriedade". Ele também zombou da capacidade defensiva da Groenlândia. Anteriormente, ele havia reconhecido que poderia ter que escolher entre preservar a integridade da aliança militar ou controlar o território dinamarquês. O presidente norte-americano também ameaçou a Groenlândia para fazer um acordo. (Redação)
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login