Limeirense transforma raízes africanas em moda autêntica
Criar peças exclusivas e valorizar a ancestralidade africana se tornou mais do que um negócio para a limeirense Jéssica Alves, de 32 anos. Proprietária da J.A Moda Afro, ela encontrou na produção artesanal de roupas e acessórios um caminho para resgatar a própria identidade e fortalecer a autoestima de outras mulheres negras. A entrevista é uma parceria entre a Gazeta de Limeira e o Comicin (Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro de Limeira).
O trabalho de Jéssica começou em um momento delicado de sua vida. Enfrentando um quadro de depressão, ela buscou ajuda profissional e recebeu a recomendação de se dedicar a uma atividade que lhe trouxesse prazer. Foi então que começou a confeccionar peças inspiradas na cultura afro-brasileira, unindo tecidos vindos do continente africano a técnicas artesanais. "Criar essas peças é mais do que um comércio. É um resgate da nossa ancestralidade", afirma.
A J.A Moda Afro oferece uma variedade de produtos, como brincos, pulseiras, colares, turbantes, leques e vestimentas. Todas as peças são exclusivas, desenhadas e produzidas por Jéssica. A qualidade dos materiais e a riqueza de cores e estampas tornam cada item único. "Meu objetivo é mostrar para as mulheres, por meio dos tecidos, acessórios e turbantes, o quanto elas são belas e maravilhosas", explica.
Além da moda, a empresária se conecta com movimentos que promovem o fortalecimento da cultura negra. Integrante de um coletivo, ela destaca que o grupo não tem apenas um propósito comercial, mas de aprendizado e valorização da história afro-brasileira. "A conectividade do coletivo tem me ensinado muito. Estamos aqui para fortalecer, contar histórias e aprender juntos", comenta.
As inspirações de Jéssica vêm das mulheres negras que marcaram a história e daquelas que estão ao seu redor. "Me inspiro muito em mulheres potentes e batalhadoras, como minha mãe, Geralda Alves, e outras referências como Bell Rezende, Kizie de Paula, Rosângela Venâncio, Dandara dos Palmares e Lupita Nyong’o", cita.
Atualmente, as peças da J.A Moda Afro podem ser encontradas nas redes sociais, pelo perfil @ja_modaafro. Jéssica também participa de feiras e eventos que destacam a cultura afro, levando seu trabalho para diferentes públicos e promovendo a valorização da estética negra. "Minha missão é trazer cultura e cores, para que cada mulher se sinta representada", conclui.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login