Projeto Guri celebra 30 anos
Criado em 1995 como política pública pelo Governo de São Paulo, o Projeto Guri completa 30 anos neste mês e anuncia uma reestruturação estratégica para 2026, com a ampliação para 634 polos estratégicos. O aumento de 20% em relação ao ano passado e de 59% em relação a 2022, quando possuía 398 polos, possibilitará a oferta de 120 mil vagas gratuitas para os cursos de música em todo o Estado.
O Guri é o maior programa de educação musical e desenvolvimento humano do Brasil, criado e mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, sob gestão da Santa Marcelina Cultura, e já beneficiou mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens, suas famílias e comunidades em todas as regiões do Estado.
“O Guri está transformando vidas há três décadas. É uma política pública que une cultura, educação e desenvolvimento humano e que já se consolidou como um dos maiores e mais consistentes programas de formação musical do país. Vamos continuar trabalhando para que o GURI possa crescer cada vez mais e seguir atendendo com excelência a população do estado de São Paulo”, afirmou Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
“Mais do que formar músicos, o Guri promove cidadania, desenvolvimento humano, inclusão social e democratização do acesso à arte e à cultura. Ao longo dessas três décadas, tornou-se referência internacional em educação musical, colocando sempre alunos e alunas como protagonistas de sua história”, destaca Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura.
Outra novidade é a criação de três novos Grupos Musicais. Formados por crianças, adolescentes e jovens de diferentes cidades, matriculados nos cursos regulares, os conjuntos são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa. Do instrumento ao canto, as formações são as mais diversas. Entre orquestras e bandas sinfônicas, cameratas, corais, big bands, grupos de choro, de percussão e de música instrumental brasileira, o Guri passará a ter 32 Grupos Musicais em 2026.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login