
Fraudes financeiras crescem e idosos são os mais atingidos
Uma tentativa de golpe aconteceu a cada 2,8 segundos no
Brasil no ano passado, totalizando mais de 11,5 milhões de ocorrências, um
crescimento de 9,4%. Inteligência de dispositivos cresceu 31,8% na
identificação de golpes. Em 2024, o Brasil registrou 11.509.214 tentativas de
fraudes, um aumento de 9,4% em relação ao ano anterior. Isso equivale a uma
ocorrência a cada 2,8 segundos. Entre os alvos mais frequentes dos golpistas,
os idosos acima de 60 anos foram os que sofreram o maior crescimento nas
tentativas de golpe, com um aumento de 11,9%.
A diretora do Procon de Limeira, Carolina Pontes,
destacou em entrevista recente à Gazeta
que esse cenário exige atenção redobrada, especialmente para proteger a
população idosa da cidade. "Os golpistas estão cada vez mais sofisticados,
utilizando novas tecnologias para enganar as vítimas. É fundamental que os
consumidores fiquem atentos e que as empresas invistam em segurança para evitar
prejuízos", alertou.
Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da
Serasa Experian, que monitora as ocorrências evitadas por tecnologias de
autenticação. Em 2024, a inteligência de dispositivos desempenhou um papel
essencial na prevenção de golpes, evitando mais de 900 mil fraudes e
registrando um crescimento de 31,8%.
Apesar dos avanços tecnológicos, 58,2% das tentativas de
fraude foram identificadas por inconsistências cadastrais, como divergências em
CPF, endereço e histórico financeiro. Já a validação biométrica e a checagem de
documentos corresponderam a 33,6% das ocorrências, reforçando a necessidade de
múltiplas camadas de proteção.
O estudo apontou que todas as Unidades Federativas
registraram aumento nas tentativas de fraude, com Mato Grosso liderando a alta
percentual (12,7%). No entanto, a região Sudeste seguiu como a mais visada,
concentrando 47,6% das ocorrências. Em São Paulo, foram 3.181.644 tentativas de
fraude ao longo do ano, o equivalente a uma tentativa a cada 10 segundos.
Segundo o Diretor de Autenticação e Prevenção da Serasa
Experian, Caio Rocha, o crescimento dessas investidas reflete a sofisticação
dos ataques digitais e a necessidade contínua de aprimoramento das ferramentas
de prevenção. "A análise de dados e o uso de tecnologia são essenciais
para mitigar esses riscos. Os fraudadores estão cada vez mais ativos e
constantemente aprimoram suas táticas, tornando a prevenção um desafio
contínuo. Soluções como as desenvolvidas pela datatech, dedicada a aplicar
camadas de autenticação, se tornam indispensáveis para antecipar e bloquear
ameaças antes que causem prejuízos a consumidores e empresas".
Veja dicas para se
proteger
• Garanta que seu documento, celular e cartões estejam
seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
• Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens,
com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os
cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu
computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar
coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais
do comprador;
• Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de
mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas
não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem
que o usuário perceba;
• Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos
bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
• Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do
banco ou do aplicativo;
• Não faça transferências para amigos ou parentes sem
confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em
questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
• Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente
se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
• Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não
foi vítima de fraude.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login