
Presidente da Câmara discute ações de apoio a professores na educação especial
O desenvolvimento de ações de apoio ao professor da rede pública municipal de ensino na educação especial está na pauta do presidente da Câmara Municipal, vereador Everton Ferreira (PSD). Em reunião realizada na última quinta-feira (27), ele discutiu possíveis iniciativas aos educadores por meio da Escola Legislativa da Casa.
A discussão contou com a presença da psicóloga Ketylin Meneses, da fonoaudióloga Samira Elias e da diretora da Escola Legislativa, Giane Boscolo. Everton destacou a necessidade de ampliar o suporte tanto aos profissionais como dos alunos da educação especial. “Os professores e monitores estão sobrecarregados. Nosso papel é fiscalizar, mas também buscar soluções e ações para apoiar e contribuir com os educadores”, disse.
Segundo Ketylin, um dos principais desafios está no desenvolvimento de habilidades educacionais dos professores quando o assunto é educação especial. “Na prática clínica, fazemos manejos e ações para ajudar no momento de sofrimento da criança. Os professores também podem ser capacitados para auxiliar a mediar crises em sala de aula”, declarou.
Atualmente, a psicóloga verifica uma alta demanda de estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e crises de ansiedade. “Seria importante termos uma rede de apoio também para acolher a saúde mental dos professores”, afirmou.
Entre as sugestões apresentadas, Ketylin destacou a necessidade de treinamento dos professores em abordagens específicas, como a técnica ABA (Análise do Comportamento Aplicada), uma abordagem terapêutica que ajuda a desenvolver habilidades sociais, comunicativas, emocionais e de atenção a pessoas com autismo.
Conforme a diretora da Escola Legislativa, com base na ideia apresentada, é possível organizar um projeto para atingir estes objetivos. “A Câmara possui um histórico de parcerias de sucesso. A Educação é uma das paixões do presidente Everton e, sabendo que a situação dos professores e alunos exige atenção, podemos estruturar um projeto que ofereça suporte efetivos aos educadores”, afirmou Giane.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login