Foto de capa da notícia

Encontro da Educação Profissional reúne 800 participantes em Limeira

O último final de semana marcou a realização do 1º Encontro da Educação Profissional – Polo Limeira, que reuniu cerca de 800 participantes entre estudantes, professores, gestores e parceiros da rede estadual. Organizado pela Unidade Regional de Ensino de Limeira, o evento celebrou o avanço da oferta de cursos técnicos nas escolas estaduais da região e fortaleceu o diálogo sobre o futuro da Educação Profissional. O evento ocorreu anteriormente nas cidades de Cosmópolis e Rio Claro este ano.

Ao longo do dia, estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio participaram na sede da Unip, de palestras sobre educação financeira, carreira, mercado de trabalho e mundo da indústria, além de realizar testes vocacionais e receber orientação profissional. O encontro também promoveu trocas de experiências com alunos e gestores das 14 escolas estaduais que ofertam cursos técnicos, ampliando a visão dos jovens sobre o impacto da formação profissional.

Responsáveis pela organização do evento, os supervisores de ensino Rodrigo Diniz e Denízia Brignoli ressaltaram à Gazeta, o papel estratégico da Educação Profissional na rede estadual e comemoraram os resultados alcançados. “Para o próximo ano, a previsão é de continuidade no processo de ampliação do ensino profissional, com a adesão de novas escolas e a abertura de novos cursos, ampliando o leque de possibilidades aos estudantes”, afirmaram.

Segundo eles, os estudantes presentes debateram a qualidade e os rumos da modalidade nas sessões de diálogo aberto, reforçando a importância de ouvir os jovens e aperfeiçoar continuamente as práticas pedagógicas e os currículos oferecidos.

O encontro contou com a presença de parceiros essenciais para a consolidação da educação profissional no Polo Limeira. Participaram o Senai, o Centro Paula Souza, a Fundação Indaiatuba de Educação (FIEC), responsáveis por cursos profissionalizantes em parceria com escolas estaduais e o CIESP, que auxilia na divulgação do programa e apoia o Estágio do BEEM, voltado à inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

Em entrevista o coordenador da E.E. Castello Branco, professor Berga comentou que o encontro é uma oportunidade de mostrar à comunidade o que os estudantes produzem ao longo do ano. “Muita coisa boa é feita por essa moçada, que merece ser vista e compartilhada. Para 2026, a expectativa é que o evento cresça e conte também com a participação de alunos da 1ª série, que poderão escolher esse caminho ao avançar para a 2ª série. Consolidado como um evento de expressão da nossa Unidade Regional de Ensino, o Encontro da Educação Profissional pode atrair empregadores interessados no talento dos nossos jovens e facilitar o acesso deles ao mercado de trabalho”, relatou.

Com novas escolas e cursos previstos para o próximo ano, o 1º Encontro da Educação Profissional – Polo Limeira já se firmou como um marco regional. Para estudantes, gestores e parceiros, o evento reafirmou a importância do ensino técnico como caminho de formação qualificada e inserção profissional, evidenciando o protagonismo dos jovens da rede estadual.

 


Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login