Morre João Paulo, técnico da melhor campanha da Inter na Copa SP
O futebol limeirense está de luto. Morreu aos 70 anos, na cidade de Monte Azul Paulista, o técnico João Paulo Campos. Ele lutava contra problemas de saúde.
João Paulo entrou para a história da Inter de Limeira ao comandar o time que fez a melhor campanha na Copa São Paulo de Juniores: 3º lugar em 2003. O também técnico Paulo Roberto dos Santos, o "Luxa do Interior", fazia parte de sua comissão técnica.
Naquele ano, o Leãozinho venceu os três jogos da primeira fase no Limeirão: 3 x 1 no Auto Esporte/PB, 5 x 2 no América/RN e 2 x 1 no Corinthians.
Nas fases seguintes, o alvinegro goleou o Juventus por 5 a 1 e bateu o Avaí por 3 a 2, ambos no Major Levy, diante de ótimos públicos.
Na semifinal, a Inter cruzou com o Palmeiras, de Vagner Love, Diego Souza, Edmilson e Alceu. O jogo foi no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, e a Inter perdeu por 7 a 1, de virada.
A disputa de 3º e 4º foi no Pacaembu. Inter e Vasco da Gama empataram por 2 a 2 no tempo normal e o Leãozinho levou a melhor nos pênaltis. Já na final, o Santo André foi o campeão em cima do Palmeiras.
Em 2003, o Leãozinho encantou à todos com um futebol envolvente e eficiente. Muitos atletas daquele memorável time fizeram parte do elenco de 2004, que foi campeão paulista da Série A-2.
O técnico Pintado subiu para o time de cima o goleiro Carlos Carioca, os laterais Bruno e Dickson, o zagueiro João Paulo, os volantes Onaga e Bruno Marinho, os meias Almeida e Tutti e os atacantes Fabinho e Waldson. Essa mesma base foi campeão paulista Sub-20 no mesmo ano, com a vitória sobre o Paulista, em Jundiaí, por 1 a 0, gol de Fabinho.
No ano seguinte, João Paulo foi para o rival Independente trabalhar na Série A-3 do Campeonato Paulista. Foram apenas sete jogos, com duas vitórias, um empate e quatro derrotas.
João Paulo estreou com vitória no Galo: 1 x 0 no Mauaense, fora de casa. Porém, não resistiu após a goleada sofrida em Guaratinguetá por 4 a 2 e a derrota para o XV de Piracicaba, no Pradão, por 3 a 1, sendo demitido.
Carreira
João Paulo foi revelado pelo Guarani, onde não teve muitas oportunidades. Foi para o Botafogo de Ribeirão Preto. Mas foi no XV de Piracicaba que o atacante viveu seu melhor momento.
O ponta-esquerda jogou de 1975 a 1979 no Nho Quim. Foram 151 jogos e 9 gols. Fez parte do elenco que foi vice-campeão Paulista em 1976, perdendo a final para o Palmeiras.
Sua estreia com a camisa do alvinegro piracicabano foi em um amistoso internacional contra o Universidade Craiova, da Romênia. Os europeus venceram por 2 a 1.
Atuou no Corinthians em 1976, onde disputou apenas 13 jogos (9 vitórias, 2 empates e 2 derrotas). Foi vice-campeão brasileiro daquele ano. Só deixou o Timão porque teve uma desavença com o eterno Vicente Matheus.
Vestiu também as camisas de Vasco da Gama, onde foi campeão carioca em 1977. Na Ponte Preta, foi vice-campeão Paulista de 1979, perdendo a final para o Corinthians. Atuou ao lado de grandes jogadores, como Carlos, Odirley, Dicá e Marco Aurélio.
Jogou também no Grêmio Maringá/PR, Figueirense/SC, Colorado (atualmente Paraná Clube), Mixto/MT, Operário/MS e no futebol mexicano. Encerrou a carreira na Francana em 1987.
João Paulo deixa a esposa Silvana Campos e quatro filhos.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login