Chuvas em fevereiro ficam abaixo da média
De 1 a 24 de fevereiro de 2022, Limeira registrou 94 milímetros de chuvas. Segundo a BRK Ambiental, o volume foi 12% menor do que o registrado no mesmo período de 2021, quando choveu 107 milímetros. Os dados são do monitoramento pluviométrico do rio Jaguari, responsável pela captação da água que abastece a cidade, e da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.
A média histórica para o mês de fevereiro é de 183 milímetros, portanto, em 2022, as chuvas foram 48,6% abaixo da média para o mês. A concessionária monitora o comportamento hídrico do rio Jaguari e do ribeirão Pinhal, que se encontram em condições normais no momento.
Atualmente, o nível médio do rio Jaguari está com 19 m³/s (metros cúbicos por segundo) de vazão, sendo que a vazão mínima necessária para captação é de 1,0 m³/s. O ribeirão Pinhal se encontra com 80% da capacidade atual, sendo que o mínimo para captação é de 60%.
Em janeiro,Limeira registrou 283 milímetros , um percentual 19,9% maior do que o registrado em janeiro de 2021, quando choveu 236 milímetros.
A BRK informa que mantém na página oficial da campanha Jogando junto pela Água (jogandojuntopelaagua.com.br) as informações atualizadas sobre as condições dos mananciais de captação de Limeira, além de dados referentes ao volume de chuvas ocorrido na cidade e de ações de consumo consciente.
PREVISÃO DO TEMPO
Apesar de baixas probabilidades, há possibilidade de pancadas de chuva ao longo da semana, devido à instabilidade termodinâmica e alguma entrada de umidade na baixa troposfera. Os indicativos mais consistentes de chuva são para sexta-feira e o final de semana. Para hoje, não há previsão de chuvas, e as temperaturas ficam entre 21 e 34ºC.
Para hoje há chances de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde, de forma isolada. Na terça-feira as temperaturas ficam entre 22 e 34ºC e na quarta-feira, entre 22 e 35ºC. As informações são do CEPAGRI - Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp.
Vale atenção quanto à hidratação, pelas altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar (em torno de 30% nos períodos da tarde), e cuidado quanto à prática de exercícios físicos, atividades laboriosas e exposição ao sol entre as 10 e16h.
As temperaturas medidas e previstas em meteorologia referem-se a um ambiente de sombra, sem radiação solar direta - portanto, sob incidência direta de radiação solar a temperatura é maior, e pode contribuir não só para queimaduras, mas também para a ocorrência de doenças associadas ao calor excessivo.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login