Aterro Sanitário de Limeira recebe 200 toneladas de lixo por dia
Todos os dias, cerca de 200 toneladas de lixo chegam ao aterro sanitário de Limeira. Dessa quantidade, 49% é composta por lixo orgânico e 51% por lixo não orgânico. Um dado que chama a atenção é que cerca de 20% do lixo não orgânico que chega ao aterro poderia ser reciclado.
Os dados foram obtidos pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara em visita ao Aterro Sanitário nesta semana. Os vereadores foram barrados de visitar o local duas vezes pela Prefeitura. A justificativa, segundo a Administração, é que a visita deveria ser agendada e ter algum funcionário acompanhando a diligência.
Os vereadores foram recebidos pela chefe da Divisão de Resíduos Sólidos, Isabela Giacon, da Secretaria Municipal de Obras; e pelo gestor da Tecipar Engenharia e Meio Ambiente Ltda, Hélcio Bonet; que falaram sobre o funcionamento do local e apresentaram dados sobre o volume de lixo coletado na cidade. No Aterro são recebidos resíduos vegetais, industriais e de construção civil. Os resíduos hospitalares são encaminhados para tratamento externo. Também há uma vala para enterrar animais mortos.
Isabela explicou aos vereadores que o aterro sanitário é o local de disposição final, por isso não há separação de materiais que chegam nos caminhões de lixo entre recicláveis e orgânicos. Segundo ela, a separação do lixo reciclável precisa ser feita pela população, nos bairros atendidos pelos caminhões da coleta seletiva, que fazem a pesagem dos resíduos no aterro, mas levam os materiais para a Cooperativa de Reciclagem de Limeira (Coopereli).
Os vereadores Helder do Taxi e Tatiane Lopes pontuaram que é preciso educar a população para separar o lixo reciclável e que a Prefeitura também precisa investir mais na coleta seletiva, dessa forma seria possível aumentar o tempo útil do aterro, proteger o meio ambiente e ajudar a gerar renda para os ecocoletores. É importante ressaltar que a reciclagem é uma alternativa sustentável, que reduz o consumo de matéria-prima e de energia na produção de novos produtos.
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