Foto de capa da notícia

Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023

O Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan online), revelam que foram 1.079 mortes pela doença. Na série histórica divulgada pela pasta, também com base no Sinan, o maior número de óbitos no período de um ano completo ocorreu em 2022, quando chegou a 1.053 registros. Em seguida, vem o ano de 2015, com 986 mortes.

 

Segundo o Ministério da Saúde, foi incorporada, no último dia 21, a vacina contra dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, não será utilizada em larga escala em um primeiro momento, já que o laboratório fabricante, Takeda, afirmou que tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses. A vacinação será focada em público e regiões prioritárias, com definição de estratégias de utilização das doses disponíveis prevista para ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.

 

LIMEIRA

 

Em abril deste ano, Limeira registrou um óbito pela doença. A vítima foi um homem, de 88 anos, que tinha comorbidades. Após o mês de maio, a Prefeitura não divulgou mais nenhum óbito. Segundo o último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, o município registrou 529 casos positivos este ano de dengue e mais 137 casos estão em aberto. Foram mais de 4,2 mil notificações. Limeira ainda registrou 9 casos positivos de chikungunya e nenhum caso confirmado de zika-vírus. 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login