Foto de capa da notícia

Limeira vai receber novos modelos de urnas eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) confirmou Limeira, sendo uma das cidades a receber as novas urnas eletrônicas modelo 2022. A primeira remessa inclui 303 unidades que serão utilizadas nas Eleições Municipais 2024.

 

Os equipamentos vão substituir os modelos 2010 e 2011 - que não serão mais utilizadas nos próximos pleitos. O Tribunal confirmou ainda que os novos modelos serão distribuídos entre os cartórios eleitorais do município (66ª e 399ª Zonas Eleitorais).

 

O modelo 2022 é quase idêntico ao da urna 2020, que foi aperfeiçoado, contando com novos recursos de acessibilidade e novidades em termos de segurança, transparência e agilidade.

 

A produção nacional dos novos equipamentos teve início em maio do ano passado. O processo de fabricação pela Positivo é acompanhado por uma equipe da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral (Cotel) da Justiça Eleitoral.

 

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), esta é a segunda maior produção de urnas desde a implantação do voto eletrônico, ficando atrás apenas das 225 mil urnas UE 2020, fabricadas para as Eleições 2022.

 

Modernos, ágeis, seguros e ergonômicos, os aparelhos UE2022 contam com as mesmas inovações da urna eletrônica modelo 2020. Ambas as versões compartilham entre si importantes características, que as tornam ainda melhores que o modelo anterior, fabricado em 2015.

 

Tanto a urna eletrônica 2022, que terá sua estreia nas Eleições de 2024, quanto a urna 2020 possuem: processador mais potente, que as tornam 18 vezes mais rápidas que o modelo de 2015; perímetro criptográfico certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) e mecanismo de criptografia aprimorado, com o uso do algoritmo criptográfico do tipo E521 (ou EdDSA), considerado um dos mais apurados do mundo.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login