Campanha da Fraternidade deste ano propõe a paz e o diálogo
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança oficialmente a Campanha da Fraternidade 2024 com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). A abertura oficial na Diocese de Limeira acontece nesta quinta-feira, 15, nas cinco foranias diocesanas. Dom José Roberto preside, às 19h30, a missa na paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Limeira. A celebração terá a participação de padres, diáconos, agentes de pastoral e fiéis.
Em comunhão com a Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, inspirada pela vida de São Francisco de Assis, a Campanha da Fraternidade 2024 busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: primeiro, incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; segundo, impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família e, terceiro, a agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.
O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, esclareceu que o tema e lema foram escolhidos há 2 anos pelos religiosos brasileiros. “Em 2022, tocava o coração dos nossos bispos a realidade do povo brasileiro dividido, polarizado, onde cresce a indiferença, o ódio e a violência. Mas, também tocava o coração dos nossos bispos o rico magistério do amado Papa Francisco, que na sua Encíclica Fratelli Tutti nos apresentou o remédio para esse mundo: a amizade social”.
O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, ainda enfatizou que a Campanha da Fraternidade 2024 ocorre em um momento de fortalecimento do compromisso de cuidado com outras pessoas, chamadas pelo religioso de “o próximo”. “No texto-base, aparecem os sinais de divisões, inimizades, guerras, discórdias, tristeza, perda de sentido da vida. Mas podemos ver também uma Igreja em saída, pessoas comprometidas, podemos ver um empenho maior de uma consciência maior do nosso papel de batizado de cristão neste mundo”, diz dom Ricardo Hoepers.
60 ANOS
A Campanha da Fraternidade teve início em 1962, na arquidiocese de Natal e, a partir de 1964, se estendeu a todo o Brasil. Naquele ano, o tema foi Lembre-se: você também é Igreja. A Campanha da Fraternidade, iniciada por Dom Eugênio de Araújo Sales é hoje uma expressão de comunhão, conversão e partilha para as igrejas no Brasil. Seus objetivos permanentes incluem despertar o espírito comunitário, educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade na ação da Igreja. A coleta realizada como gesto concreto de conversão tem um impacto significativo no cuidado aos pobres. Ao percorrer o itinerário da Campanha, a mensagem é seguir Cristo como caminho, verdade e vida.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login