Foto de capa da notícia

Comércio de rua define horários para feriados e datas especiais

Comerciantes de Limeira se reuniram nesta semana para definir o horário de atendimento do comércio de rua da cidade ao longo de 2024, incluindo feriados e datas especiais que movimentam a economia local. O encontro foi realizado na ACIL aberto para todos os empresários do setor, que avaliaram mês a mês os dias e horários de abertura e fechamento das lojas.

 

Entre os destaques deste ano está a abertura das lojas no feriado de Nossa Senhora Aparecida (Dia das Crianças) e da Consciência Negra. Os horários e datas especiais de funcionamento foram levantados com base na sugestão de empresários locais e aprovados por todos os participantes da reunião, e foram pensados seguindo o que está permitido dentro da Lei Municipal nº 6.113 de 1º de novembro de 2018, cumprindo as obrigações legais com os colaboradores conforme as regras da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

 

Ainda segundo informações da ACIL, ficou acordado oficialmente entre os empresários os seguintes horários em dias comuns: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 14h e domingos sem expediente. Nos primeiros sábados após o pagamento do salário, o horário de atendimento será estendido das 9h às 16h.

 

Também foi definido uma programação especial de abertura para os dias que antecedem as principais datas comemorativas do ano, assim como alguns feriados.

 

“É válido ressaltar que os comerciantes que desejam realizar a abertura de sua loja nos feriados, devem realizar o requerimento do atestado de autorização eletronicamente através do site do Sicomércio. Lembrando que, com a regra atual, cada atestado tem a validade de 06 meses, sendo necessário emitir apenas dois ao ano, facilitando o dia a dia do empresário. Além disso, é necessário enviar a relação de funcionários que irão trabalhar no feriado para o Sinecol”m destacou.

 

Mesmo não sendo considerado feriado, o comércio pode fechar no Carnaval (13). Em março, os lojistas podem fechar na Sexta-feira da Paixão (29) e em abril, o dia 21 (Tiradentes) cairá num domingo, portanto também estará fechado. Em maio, no dia do trabalhador, foi optado pelo fechamento. No dia 30, Corpus Christi, também estará fechado.

 

Em julho, no dia 9 (Revolução Constitucionalista) o comércio poderá abrir das 9h às 14h e em setembro, no dia 7, também. Em outubro, a abertura no feriado de Nossa Senhora Aparecida, será das 9h às 14h. Em novembro, o comércio poderá fechar no dia 2 (Finados) e no dia 15 (Proclamação da República). Já no dia 20, Consciência Negra, as lojas poderão abrir das 9h às 16h. Em dezembro, o horário especial começa no dia 2, com a chegada do Papai Noel.

SEGURANÇA NO COMÉRCIO

Durante a reunião, um tema que recebeu destaque foi a segurança no comércio de rua de Limeira. Comprometido com a integridade dos comerciantes e clientes, o presidente da ACIL, José Mário Bozza Gazzetta, assegurou seu empenho em apresentar o calendário do comércio ao Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi. Com o objetivo de fortalecer a vigilância nas principais datas de vendas do comércio, a iniciativa busca proporcionar um ambiente mais seguro e tranquilo para todos. "Criar um ambiente seguro é fundamental para o desenvolvimento do comércio local. Estamos comprometidos em colaborar com as autoridades para garantir a proteção necessária durante as movimentadas datas comerciais", afirmou Gazzetta.

 

Com: ACIL

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login