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Prefeito e vereadores discutem soluções para crise financeira

O prefeito de Limeira, Murilo Félix, se reuniu com os 21 vereadores do município na terça-feira (21) para discutir medidas conjuntas que possam ser tomadas para enfrentar a situação financeira da cidade. O encontro também teve a presença do vice-prefeito Fabiano D´Andrea e de secretários municipais.

 

Na reunião, o prefeito Murilo Félix agradeceu o apoio do Presidente Câmara Municipal, vereador Everton Ferreira, e dos demais membros da Casa na contenção de gastos e apresentou um plano de reestruturação da Prefeitura a ser construído em parceria com o Legislativo.

 

“O que nós estamos fazendo aqui é adequar os gastos do município aos valores que ele recebe. E ninguém governa sozinho, por isso, junto com os vereadores, vamos estabelecer as medidas para equilibrar as contas do governo municipal”, explicou o prefeito.

 

Na reunião, a Secretaria Municipal de Fazenda esmiuçou aos membros do Legislativo os problemas financeiros encontrados na cidade, como pagamentos atrasados desde setembro, e detalhou as dívidas deixadas no dia 31 de dezembro de 2024. O valor foi estimado em cerca de R$ 520 milhões, sendo R$ 125 milhões de restos a pagar do ano passado e o restante de empréstimos para pagamento a longo prazo.

 

Aos vereadores, a Secretaria Municipal de Administração apresentou as medidas tomadas até aqui pela Prefeitura, como o corte de comissionados e a suspensão de pagamentos antigos, para equalizar as contas públicas. Além disso, detalhou como vai funcionar a negociação de contratos.

 

Durante o encontro, o prefeito Murilo Félix alinhou com os vereadores as medidas avaliadas para enfrentar a situação. Dentre elas, estão: a necessidade de aprovação de uma reforma administrativa para reduzir o gasto com comissionados e regularizar as funções gratificadas. Além de aumentar a eficiência da Prefeitura, a medida também cumpre uma decisão judicial que, em 2024, tornou ilegais vários cargos e gratificações da administração; a busca de recursos no governo do estado e no governo federal; a negociação de dívidas da administração passada com as empresas credoras e a renegociação e supressão de contratos de prestação de serviço, para reduzir os gastos fixos do município.

 

PRESIDENTE DA CÂMARA

 

Segundo Everton, houve consenso entre o Executivo e o Legislativo quanto à necessidade de enfrentar os problemas de forma transparente e com o apoio de ambas as partes.De acordo com o presidente da Câmara, o prefeito busca adotar uma política de gestão que permita pagar as contas dentro do ano corrente, sem empurrar débitos para os anos seguintes, além de quitar os restos a pagar herdados da administração anterior. “A diferença é que ele prefere enfrentar os sacrifícios agora para colher os benefícios mais adiante”, afirmou.

 

Everton também ressaltou a importância de Murilo ter se desculpado por não ter consultado os vereadores antes de anunciar as medidas emergenciais em uma transmissão ao vivo. “Esse gesto foi essencial para reabrir o diálogo entre os poderes, que agora estão comprometidos em trabalhar juntos pelo bem da cidade”, declarou. Outro ponto discutido foi a criação de uma frente parlamentar para buscar recursos estaduais e federais. O objetivo é articular com deputados e outras esferas governamentais soluções que possam aliviar o impacto financeiro sobre Limeira.

 

Questionado se os vereadores não sabiam da situação financeira do município, o presidente informou que a Câmara também irá aprimorar seus mecanismos de fiscalização, em especial no Portal da Transparência, para garantir que todas as informações sobre contratos e restos a pagar sejam detalhadas e acessíveis à população. “Precisamos observar mais de perto contratos sensíveis, como os de limpeza, que não podem ser interrompidos, e isso será feito em diálogo com o Executivo”, afirmou Everton.

 

O encontro foi descrito como pacificado, com ambos os lados colocando de lado divergências para priorizar as necessidades da cidade. “Os dois poderes saíram desarmados da reunião, focados em construir juntos o que Limeira precisa”, concluiu Everton.A expectativa agora é que novos encontros sejam realizados antes do início das sessões legislativas, consolidando o alinhamento entre Prefeitura e Câmara para os desafios de 2025.

 

Legenda: Dívida de R$ 520 milhões mobiliza Prefeitura e Câmara de Limeira

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