
Câmara aprova projetos sobre hidrômetros e homenagem
A Câmara Municipal de Limeira aprovou, na sessão ordinária de segunda-feira (17), dois projetos em votação na Ordem do Dia. Durante a sessão, o capitão da Polícia Civil, Herlon de Paula, fez uso da palavra para parabenizar policiais que receberam homenagem por meio da Moção Nº 8/2025, de autoria do vereador Costa Junior (PODE). A homenagem foi destinada à Equipe Bravo da 1ª Cia do 36º Batalhão da Polícia Militar do Interior.
Um dos projetos aprovados foi o Projeto de Lei Nº 165/2023, da vereadora Lu Bogo (PL), que determina que a concessionária dos serviços de água de Limeira informe, na conta de consumo, a data da última troca do hidrômetro dos imóveis. A concessionária também deverá comunicar previamente a data provável da substituição dos equipamentos. O projeto foi aprovado por meio do Substitutivo Nº 51.
A autora da proposta argumentou que a medida visa garantir mais transparência e facilitar o acesso dos consumidores a essa informação. “Recentemente muitos munícipes relataram que foram pegos de surpresa ao chegar em casa e ter o hidrômetro trocado, o que gerou descontentamento”, justificou Lu Bogo.
A vereadora esclareceu que a troca do hidrômetro, realizada pela concessionária, é gratuita e que os equipamentos possuem selo de inspeção do Inmetro, garantindo a aferição e precisão do medidor. Segundo ela, no entanto, muitos consumidores relatam aumento no consumo após a substituição, o que reforça a necessidade de maior comunicação sobre o procedimento.
O projeto segue para análise do prefeito Murilo Félix (Podemos), que pode sancioná-lo ou vetá-lo. Caso sancionado, será promulgado e publicado no Jornal Oficial, entrando em vigor na data da publicação, cabendo à Prefeitura sua regulamentação.
Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 15/2024, do vereador Helder do Táxi (PSD), que concede a Medalha de Bravura entre os Justos – Cabo Odilon Lopes aos agentes da Defesa Civil Mibilicy Gonçalves, Camilo de Oliveira, José Roberto Fernandes Junior, Otacilio Bispo Jordão Filho e Luciana Alvez de Souza Marquez.
A homenagem foi motivada pelo atendimento prestado pelos agentes a uma adolescente que tentava suicídio próximo à base da Defesa Civil, localizada sob o Ribeirão Tatu. Os agentes acolheram a jovem e acionaram a Guarda Civil Municipal e a direção da escola onde ela estudava. O vereador destacou que o suicídio é um problema de saúde pública e que os profissionais atuaram de forma decisiva para salvar uma vida.
Após o atendimento, a adolescente foi encaminhada à escola e o Conselho Tutelar foi acionado para os devidos encaminhamentos à família. “O acolhimento adequado e os cuidados prestados nestas situações tornam estes agentes heróis sem capa, que, com toda perícia e empatia, salvam vidas sem esperar nada em troca”, afirmou Helder do Táxi.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login