
Limeira fecha 2024 com 19,73% de perdas de água
O município de Limeira fechou o ano de 2024 com um índice de perdas de água tratada de 19,73%. Segundo a BRK, o percentual segue bem abaixo da média nacional, que é de 37,78%, conforme aponta o Instituto Trata Brasil, e reforça os avanços da cidade no combate ao desperdício de recursos hídricos.
Segundo a BRK, em 2024 foram economizados 5.281.959 m³ (5,2 bilhões de litros) de água, o suficiente para abastecer toda a população do município (291.869 pessoas, segundo o IBGE) por aproximadamente três meses.
Atualmente, o abastecimento de água em Limeira é setorizado no modelo de Distritos de Medição e Controle (DMC), garantindo uma gestão mais eficiente da distribuição. O município conta com 77 DMCs. A BRK destacou ainda que os avanços registrados em 2024 são fruto de um investimento de R$ 3,5 milhões em ações voltadas à redução de perdas.
Para 2025, é prevista a continuidade dos serviços de pesquisa e localização de vazamentos invisíveis, ampliação dos programas de substituição de redes e ramais, reforço na fiscalização de fraudes e trocas de hidrômetros. Também estão planejadas melhorias na macromedição e no controle de pressão, com monitoramentos, campanhas de verificação de VRPs e instalação de novas válvulas quando necessário.
“Limeira é destaque nacional, quando o assunto é índice de perdas, por apresentar um resultado muito abaixo da média do país. Por isso, seguimos comprometidos com a redução das perdas de água e a melhoria da eficiência operacional. Cada metro cúbico economizado representa um avanço para a sustentabilidade e para a qualidade de vida da população”, afirma Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK em Limeira.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login