
Câmara de Vereadores Juniores 2025: inscrições abertas para estudantes até 25 de abril
As inscrições para as vagas remanescentes do projeto Câmara de Vereadores Juniores, da Câmara Municipal de Limeira, já estão abertas. As escolas têm até o dia 25 de abril para indicar dois alunos do Ensino Fundamental II e Médio, para representar um titular e um suplente na Casa de Leis.
Estudantes de 12 a 17 anos, matriculados em escolas públicas ou particulares da cidade podem participar. O regulamento do Parlamento Jovem e as fichas de inscrição são enviados às instituições pela Escola Legislativa Paulo Freire – cada escola realiza uma eleição interna para escolher seu representante, que, posteriormente, será diplomado como Júnior.
As instituições devem ainda encaminhar a ficha de inscrição para o e-mail escolalegislativa@limeira.sp.leg.br, com Termo de Participação e Autorização de Uso de Imagem e Voz, que podem ser baixadas por este link ou solicitadas por Whatsapp 19 98130 2736. Também é necessário um formulário por aluno, contendo as informações pessoais indicando quem será o titular e quem será o suplente.
Vereadores Juniores
A Câmara de Vereadores Juniores foi criada pela Resolução Nº 843/2023, como parte do projeto Parlamento Jovem. O grupo será formado por 21 alunos, com mandato de um ano. A organização do projeto está a cargo da Escola Legislativa Paulo Freire e da Comissão responsável, composta pelos vereadores Carlinhos do Grotta (PL), Helder do Táxi (PSD), Estevão Nogueira (Avante), João Bano (SD) e Dr. Marcelo Rossi (MDB).
Cada vereador júnior terá um vereador padrinho, que supervisionará seus trabalhos e encaminhará suas propostas ao Legislativo. As sessões ordinárias ocorrem bimestralmente, seguindo o mesmo protocolo das sessões oficiais da Câmara – os juniores poderão apresentar propostas sobre as áreas da educação, saúde, cultura, esporte, lazer e meio ambiente, que serão lidas, discutidas e votadas.
Segundo a Escola Legislativa, o projeto visa proporcionar aos jovens experiência no processo democrático, ajudando-os a compreender o papel do Legislativo e como isso afeta diretamente as suas vidas enquanto cidadãos.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login