Foto de capa da notícia

Lavagem das redes de esgoto aumenta 44% em Limeira

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, ampliou em 44% a extensão de redes de esgoto lavadas no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 40,5 quilômetros de redes lavadas entre janeiro e março deste ano, contra 28,1 quilômetros registrados em 2024. O dado representa o maior volume de limpeza dos últimos três anos.


A lavagem preventiva das redes é uma medida técnica que busca evitar o acúmulo de resíduos e reduzir o risco de entupimentos. A manutenção é realizada com base em indicadores operacionais e prioriza as regiões com maior possibilidade de obstruções. “Esse é um trabalho que tem como foco principal a prevenção”, explica Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira. “Manter as redes limpas evita acúmulo de resíduos, reduz riscos de obstruções e contribui para a eficiência do sistema de esgotamento sanitário como um todo. É uma ação estratégica de preservação e cuidado com a população”.


A estratégia tem apresentado efeitos práticos. No primeiro trimestre deste ano, houve uma redução de 10% no número de desobstruções realizadas, em comparação com o mesmo período de 2024. Foram 114 intervenções neste ano, contra 126 no ano passado.


A concessionária afirma que atua com rotinas de manutenção programadas e acompanhamento técnico constante. “A redução nas desobstruções mostra que estamos no caminho certo. Investir na prevenção traz resultados para toda a cidade com menos transtornos, menos ocorrências operacionais e mais qualidade de vida”, completa o gerente.


Além do trabalho feito pela BRK, a empresa destaca que o bom funcionamento do sistema de esgotamento depende também da população. O descarte inadequado de lixo, óleo ou resíduos em ralos e vasos sanitários pode causar entupimentos e comprometer o funcionamento das redes, afetando imóveis e também o meio ambiente.


O que ocorre sob o solo da cidade interfere diretamente na rotina dos moradores. A limpeza periódica das redes de esgoto é uma das ações que colaboram para que os sistemas operem com regularidade. “Mesmo sendo um trabalho que muita gente não vê, ele tem impacto direto na saúde, na segurança e na operação de toda a rede de esgoto”, afirma a concessionária.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login