
Comissão cobra Prefeitura sobre fechamento de rua no Pq. Hipólito
A Comissão de Obras e Planejamento Urbano da Câmara deliberou, na reunião desta quinta-feira, 14 de agosto, pelo encaminhamento de ofício à Prefeitura reforçando o pedido de fechamento da rua Arlinda de Abreu Ribeiro, em frente à paróquia Santa Isabel de Portugal, no Parque Hipólito. Segundo os parlamentares, após solicitações feitas por indicações, as respostas do Executivo foram evasivas e não atendem à demanda da comunidade.
A solicitação do fechamento da rua foi feita por meio da Indicação Nº 1029/2025, em março, protocolada pelo presidente do colegiado, vereador Helder do Táxi (PSD), mas antes disso o parlamentar disse que já estava em tratativas pessoalmente com as secretarias de Obras e de Urbanismo. Em resposta ao pedido, a Prefeitura informou que, dada a complexidade do tema, seria necessária uma análise multidisciplinar e deliberativa, requerendo a colaboração intersetorial com outras pastas, a fim de assegurar uma avaliação abrangente e integrada do pedido.
Conforme Helder, há falta de entendimento entre as secretarias. “Nesses três mandatos, nunca vi uma demanda demorar tanto para ser atendida pelo Executivo, ou pelo menos uma resposta assertiva sobre a solicitação. As secretarias estão dispersas entre elas”.
“Não vamos permitir que a burocracia se torne um obstáculo intransponível para a realização de uma obra essencial para a segurança e o bem-estar da população interessada. A população do Parque Hipólito aguarda com expectativa que, desta vez, o apelo seja atendido e a obra seja finalmente realizada, pondo fim à espera e garantindo um ambiente mais seguro para todos”, afirmaram os membros da Comissão.
PLACAS DE RUAS E LOMBADA
A Comissão deliberou ainda pelo encaminhamento de ofício à Prefeitura questionando o não cumprimento de duas leis, também de autoria de Helder do Táxi, que nomeiam locais da cidade, a estrada rural José Muniz Barbosa (LIM 446) e a ponte Gerson Luis Pereira, localizada na estrada municipal José Pereira do Prado.
O vereador Helder do Táxi afirma que enviou indicações ao Poder Executivo para que as placas de identificação fossem instaladas nas ruas, mas não obteve resposta até a presente data. “Em busca de uma solução, procurei diversas secretarias, porém, nenhuma soube informar qual era a pasta responsável pela execução das leis e a instalação das placas”, disse.
Diante disso, a Comissão deliberou pela expedição de ofício ao Executivo cobrando o cumprimento das leis para instalação das placas e ainda ressaltou que existem diversas praças e logradouros públicos na mesma situação.
Outro ofício reitera o pedido de reconstrução de uma lombada na rua José Pereira do Prado (LIM 346). Segundo Helder, o secretário de Obras informou que a obra era viável e que havia emitido uma comunicação interna para a execução, no entanto, a obra não foi realizada.
DILIGÊNCIAS
Os vereadores também agendaram diligências nas ruas Arlinda de Abreu Ribeiro, em frente à paróquia Santa Isabel de Portugal, e José Pereira do Prado (LIM 346), com a participação de representantes das secretarias de Obras, Urbanismo e Mobilidade Urbana, a ser realizada no dia 22 de agosto, às 14h.
ZELADORIA URBANA
Os parlamentares também agendaram uma reunião para discutir sobre a limpeza pública e o planejamento de zeladoria da cidade, com a participação de representantes da Secretaria de Obras e da empresa terceirizada responsável pelo serviço. O encontro será no Plenário Vereador Vitório Bortolan no dia 28 de agosto, às 13h30, com transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara.
A Comissão de Obras e Planejamento Urbano é responsável por temas como serviços públicos, uso, ocupação e parcelamento do solo, e é formada pelos vereadores Helder do Táxi (PSD), presidente; Márcio do Estacionamento (DC), vice-presidente; e João Antunes Bano (SD), secretário.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login