
Novo Centro tem demandas apresentadas à equipe do Plano Diretor
O Grupo de Trabalho do Programa Novo Centro, responsável por discutir ações para revitalizar a área central de Limeira, reuniu-se nesta quinta-feira (14), no Paço Municipal. Participaram do encontro o vice-prefeito, dr. Fabiano D’Andréa, o vereador e presidente do grupo, Felipe Penedo, os secretários Ana Cristina Machado (Planejamento e Urbanismo) e Márcio Marino (Obras e Serviços Públicos), além de servidores municipais, professores universitários, representantes de sindicatos e entidades ligadas ao comércio, bares e restaurantes, entre outros setores. A reunião teve como objetivo o encaminhamento das propostas elaboradas pelo grupo à equipe responsável pela Revisão do Plano Diretor Territorial-Ambiental de Limeira.
O encontro foi dividido em dois momentos. Na primeira parte, o arquiteto e urbanista Walter Gustavo Linzmeyer, da Tese Tecnologia, Arquitetura, Urbanismo e Cultura — empresa que coordena a Revisão do Plano Diretor — apresentou o diagnóstico da região central e os principais desafios a serem enfrentados.
Entre os pontos levantados, estão o adensamento populacional moderado, a baixa capacidade das vias principais para absorver o trânsito, a presença de ruas estreitas, alto índice de acidentes, concentração de imóveis tombados (36 no total) e existência de domicílios ociosos.
Como diretrizes para requalificação, Linzmeyer citou a ampliação do sistema viário para melhorar a conexão com os bairros, promoção da segurança no trânsito, ordenação de estacionamentos, estudo sobre a realocação do terminal rodoviário, criação de áreas calmas próximas a equipamentos sociais e turísticos, garantia de acessibilidade, incentivo a atividades econômicas estratégicas, ampliação da proteção ao patrimônio histórico, estímulo à ocupação de imóveis vazios e elaboração de programas de incentivo à reabilitação da área central.
Na segunda parte da reunião, integrantes do Novo Centro apresentaram sugestões para impulsionar a retomada da região. O presidente da Acil, dr. Valmir Martins, defendeu a flexibilização da legislação para viabilizar moradias no Centro. O representante do Sindicato dos Comerciários (Sinecol), Paulo Cesar da Silva, destacou a necessidade de revitalização da Praça Toledo Barros.
Representando o Polo de Alimentação e Lazer de Limeira (Paladar), Giovana Valente ressaltou a importância de preservar a vocação de cada bairro. Tomando como exemplo a revitalização da Praça João Soares Pompeo, na Av. Maria Buzolin, ela propôs o fortalecimento do turismo gastronômico na área central. O engenheiro Aderbal Mansur sugeriu a reocupação de imóveis públicos, como o antigo prédio da Cesp, na Rua Dr. Trajano, 764.
Moradora do Centro, Maria Salete Ometto Quadros, de 81 anos,
relatou dificuldades de mobilidade devido às calçadas irregulares e pediu
melhorias na iluminação, segurança e oferta de atrações culturais na Praça
Toledo Barros, além de projetos de jardinagem. Já o professor da Unicamp, Edson
Orsi Nilsen, propôs a criação de um micro Plano Diretor específico para a
região central – a medida foi endossada pela arquiteta e diretora de Projetos
da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Alessandra ArgentonSciota, que
acrescentou a necessidade de mapeamento de prédios históricos.
Ao final, Ana Cristina Machado agradeceu a presença e a colaboração dos presentes e ressaltou a importância das discussões sobre a área central. Felipe Penedo, por sua vez, informou que todas as propostas serão redigidas e enviadas à Tese Tecnologia, Arquitetura, Urbanismo e Cultura.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login