Foto de capa da notícia

Alunos da Etec participam de oficina sobre os desafios da terceira idade

Cerca de 60 alunos da Escola Técnica Estadual Trajano Camargo (Etec) participaram, na última sexta-feira (26), da oficina “Idoso Por Um Minuto”, projeto de conscientização sobre o envelhecimento promovido pelo vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB). A ação é reconhecida oficialmente em Limeira por meio da Lei Ordinária Nº 6.470/2020, de autoria do parlamentar.

Realizada em uma sala de cinema, a atividade proporcionou aos estudantes do último ano do Ensino Médio uma imersão em situações cotidianas enfrentadas por pessoas idosas, como a redução das capacidades auditiva, visual, tátil, cognitiva e de mobilidade. Para simular essas limitações, os jovens utilizaram luvas, fones de ouvido, óculos embaçados, elásticos, cadeiras de rodas e acessórios de musculação. A dinâmica também contou com uma novidade: imobilizadores de joelho, punho e cotovelo, ampliando ainda mais a experiência sensorial.

“O ‘Idoso Por Um Minuto’ ajuda a mudar a maneira como os jovens enxergam e convivem com os idosos, estimulando a empatia e o respeito dentro de casa, e expandindo para os demais ambientes. Por isso, precisamos envolver o maior número possível de segmentos da sociedade”, destacou Dr. Marcelo Rossi.

A legislação municipal aprovada em 2020, durante o primeiro mandato do vereador, prevê que a oficina possa ser realizada em escolas públicas e privadas, universidades, empresas, associações, colégios técnicos e centros comerciais. A proposta é dividida em três etapas: aprendizado sobre as mudanças fisiológicas do envelhecimento, vivências práticas e reflexões sobre a relação dos jovens com os idosos.

Em alusão ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, o Shopping Pátio Limeira cedeu espaço para a realização da oficina, reforçando o papel social da iniciativa.

Somente em 2025, mais de 500 estudantes já participaram do projeto, incluindo alunos da Escola Estadual Irmã Maria do Santo Inocêncio Lima, FCA/Unicamp e o Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira (CAMPL - Patrulheiro). Em agosto, o projeto chegou ao ambiente corporativo, com uma edição realizada na empresa Konecta durante as ações do Mês dos Pais. Desde o início, já impactou mais de 1.650 pessoas, com ações realizadas em diversas instituições de ensino e organizações da cidade, como o Colégio Técnico de Limeira (Cotil/Unicamp), Etec Trajano Camargo, E.E. Prof. Castello Branco, E.E. Prof. José Marciliano Costa Júnior, Colégio Da Vinci e ISCA Faculdades.


Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login