
Alunos da Etec participam de oficina sobre os desafios da terceira idade
Cerca de 60 alunos da Escola Técnica Estadual Trajano Camargo (Etec) participaram, na última sexta-feira (26), da oficina “Idoso Por Um Minuto”, projeto de conscientização sobre o envelhecimento promovido pelo vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB). A ação é reconhecida oficialmente em Limeira por meio da Lei Ordinária Nº 6.470/2020, de autoria do parlamentar.
Realizada em uma sala de cinema, a atividade proporcionou aos estudantes do último ano do Ensino Médio uma imersão em situações cotidianas enfrentadas por pessoas idosas, como a redução das capacidades auditiva, visual, tátil, cognitiva e de mobilidade. Para simular essas limitações, os jovens utilizaram luvas, fones de ouvido, óculos embaçados, elásticos, cadeiras de rodas e acessórios de musculação. A dinâmica também contou com uma novidade: imobilizadores de joelho, punho e cotovelo, ampliando ainda mais a experiência sensorial.
“O ‘Idoso Por Um Minuto’ ajuda a mudar a maneira como os jovens enxergam e convivem com os idosos, estimulando a empatia e o respeito dentro de casa, e expandindo para os demais ambientes. Por isso, precisamos envolver o maior número possível de segmentos da sociedade”, destacou Dr. Marcelo Rossi.
A legislação municipal aprovada em 2020, durante o primeiro mandato do vereador, prevê que a oficina possa ser realizada em escolas públicas e privadas, universidades, empresas, associações, colégios técnicos e centros comerciais. A proposta é dividida em três etapas: aprendizado sobre as mudanças fisiológicas do envelhecimento, vivências práticas e reflexões sobre a relação dos jovens com os idosos.
Em alusão ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, o Shopping Pátio Limeira cedeu espaço para a realização da oficina, reforçando o papel social da iniciativa.
Somente em 2025, mais de 500 estudantes já participaram do projeto, incluindo alunos da Escola Estadual Irmã Maria do Santo Inocêncio Lima, FCA/Unicamp e o Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira (CAMPL - Patrulheiro). Em agosto, o projeto chegou ao ambiente corporativo, com uma edição realizada na empresa Konecta durante as ações do Mês dos Pais. Desde o início, já impactou mais de 1.650 pessoas, com ações realizadas em diversas instituições de ensino e organizações da cidade, como o Colégio Técnico de Limeira (Cotil/Unicamp), Etec Trajano Camargo, E.E. Prof. Castello Branco, E.E. Prof. José Marciliano Costa Júnior, Colégio Da Vinci e ISCA Faculdades.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login