Escolas de Limeira recebem certificação do projeto internacional “A Árvore”
A solenidade de certificação do Projeto “A Árvore” ocorreu na tarde desta quinta-feira (6), no Parque Cidade de Limeira. Ao todo, 17 escolas participaram da iniciativa, que ocorre em parceria entre a Prefeitura de Limeira, Fundação Abrinq e Acervo Otávio Roth. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 1º ao 5º ano ao longo de 2025.
A diretora pedagógica Helenice Magalhães representou o secretário de Educação, Antônio Montesano Neto. Ela destacou a importância desse projeto na formação de um futuro mais consciente. “Cada certificado entregue hoje representa dedicação e aprendizado”, frisou.
A vereadora Mariana Calsa parabenizou toda a equipe das escolas e da Biblioteca Pedagógica pelo engajamento na iniciativa. “É muito bonito ver o resultado do trabalho de vocês e ver que as crianças assimilaram os conteúdos”, falou. A vereadora Mara Isa Mattos Silveira também elogiou a ação: “incrível esse projeto que uniu educação e arte, trazendo às crianças, de forma lúdica, temas importantes, como direitos humanos e sustentabilidade”.
Os alunos participantes foram convidados a produzir desenhos que farão parte da construção coletiva de uma árvore simbólica. Isabelly Aguiar Santos, 11 anos, é aluna da Emeief Dep. Laércio Corte e fez o desenho de uma árvore com várias folhas verdes. “Foi inspirado na natureza”, contou. Ela afirmou que gostou muito das atividades: “aprendi bastante coisa, que todo mundo tem direito de estudar e de brincar”.
Erick Davi Torquato, 11, falou que fez o desenho da árvore que achou mais bonita depois de um passeio da escola no Horto Florestal. “A gente tem que cuidar das árvores, não pode machucar elas”, destacou.
Espetáculo infantil
Como parte da programação da solenidade, o público presente prestigiou o espetáculo infantil “A Biblioteca Mágica e os Sentimentos”. A peça une literatura, música e emoções em uma experiência lúdica. A narrativa acompanha uma boneca curiosa e seu melhor amigo em aventuras repletas de poesia, cor e imaginação, explorando sentimentos como alegria, medo e coragem.
O elenco conta com Ariane Martins e Guto Oliveira, tem acompanhamento pedagógico de Flávia Araújo, e cenografia e figurinos de Calu Monteiro. O espetáculo tem apoio da Papirus Indústria de Papel.
Sobre o Projeto “A Árvore”
“A Árvore” é uma instalação itinerante de arte participativa concebida por Otávio Roth e inaugurada na Escola Internacional das Nações Unidas (UNIS), em Nova York, em 1990. A obra é formada por folhas de papel pintadas por mais de 200 mil crianças de aproximadamente 70 países, constituindo uma peça única de arte colaborativa. O projeto promove os Direitos Humanos e a Sustentabilidade dos Biomas Brasileiros, unindo arte, conhecimento e cidadania.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login