Foto de capa da notícia

Verão começa com temperaturas altas e chuvas intensas, mas abaixo da média histórica

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, destaca que o Estado de São Paulo se prepara para enfrentar um
Verão com temperaturas acima da média e chuvas irregulares, abaixo do esperado historicamente para o período, porém com grande intensidade.

 

Essa é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a estação que têm início no próximo domingo, dia 21 de dezembro, precisamente às 12h03, e que termina no dia 20 de março de 2026.

 

“As temperaturas muito elevadas levam à tendência de aumento no consumo de água tratada pela população, portanto é sempre válido lembrar sobre a importância do consumo responsável, em especial quando o cenário aponta para a possibilidade de um volume menor de chuvas”, destaca Daniel Makino, gerente de Engenharia e Eficiência Operacional da BRK.

 

Makino destaca, contudo, que a companhia mantém planos de ação contínuos com o objetivo de manter o abastecimento de água regular considerando o cenário que se desenha para a estação.

 

Condições climáticas extremas com vendaval seco

O Inmet alerta ainda que o Verão deste ano traz um risco elevado de fortes rajadas de vento mesmo sem chuva, como o vendaval seco que atingiu São Paulo na última semana. Na ocasião, as rajadas de vento superaram os 90 quilômetros por hora (km/h).

 

Esse tipo de episódio, que gerou falta de energia em diversas regiões do Estado, e em especial na Capital e Grande São Paulo, pode ter reflexos também no abastecimento de água, que depende do serviço de energia elétrica para captar, tratar, reservar e bombear a água até as casas.

 

“A energia elétrica é essencial para a produção, tratamento e distribuição de água. Bombas e equipamentos demandam alta potência elétrica para abastecer a cidade. Sendo assim, eventos naturais, como chuvas e ventos que ocasionam quedas de energia podem impactar a distribuição, principalmente em áreas mais altas”, explica Makino.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login