Foto de capa da notícia

Arte coletiva colore espaços do Caps AD

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) passa por uma transformação visual que envolve diretamente pacientes e equipe multiprofissional. Desde a transferência para a nova sede, na Av. Ana Carolina de Barros Levy, o espaço vem recebendo pinturas nas áreas interna e externa. As paredes, até então brancas, ganharam o colorido de flores, folhagens e de exemplares da fauna brasileira, como tucano e beija-flor. 

Entre as imagens, destaca-se uma fênix vermelha prestes a alçar voo. “É a ideia do renascimento”, explica o psicólogo Sergio Buck Neto. Segundo ele, o trabalho ocorre de forma espontânea, sem horário fixo. “Quem quiser, participa”, afirma. Em muitos momentos, relata, a iniciativa parte de um profissional e acaba despertando o interesse dos pacientes, que se juntam à atividade.

A ação contou com o apoio de estudantes do curso de design de interiores do Senac, que realizaram uma oficina com os usuários do serviço, de pintura com tinta natural à base de terra. Além das imagens, frases espalhadas pelo corredor reforçam o caráter acolhedor do serviço, como “Aqui me sinto à vontade e posso ser quem eu realmente sou”. Para o psicólogo, as intervenções funcionam como um contraponto ao ambiente hospitalar tradicional. “É um trabalho em construção, que faz parte do processo de apropriação do espaço”, ressalta.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login