Iracemápolis investiga 1º caso suspeito de varíola dos macacos
O Departamento de Vigilâncias em Saúde informou que o município de Iracemápolis investiga um caso suspeito de varíola dos macacos (Monkeypox - MPX). A pessoa procurou atendimento médico com sintomas gripais e lesões na pele e está recebendo acompanhamento médico.
Os familiares também estão orientados quanto aos cuidados e necessidade de isolamento social. O exame coletado foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz e equipe aguarda resultado. Segundo a diretora das Vigilâncias em Saúde, Vivian Graziela da Silva, a pessoa foi medicada, está sendo monitorada e passa bem.
O departamento informa que a pessoa infectada costuma apresentar febre, dor muscular, cansaço ou sensação de fraqueza, dor de cabeça, dor nas costas e aumento dos gânglios linfáticos do pescoço, axila e virilha. As erupções na pele surgem de 1 a 3 dias.
“O vírus da varíola dos macacos é transmitido de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. O período de incubação pode variar de 5 a 21 dias”, destaca.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login