Foto de capa da notícia

Nelita Michel destaca prioridades para Iracemápolis

FATO E VERSÃO

 

Nelita Michel destaca prioridades para Iracemápolis

 

Elis Monfardini

 

Nelita Michel (PL) foi reeleita prefeita de Iracemápolis para os próximos quatro anos, conquistando 8.231 votos, o que corresponde a 62,23% dos votos válidos. Com 51 anos, Nelita é administradora, possui ensino superior completo e declarou um patrimônio de R$ 54.344,72. Ao lado de seu vice, Chicão do Braulio Rossetti (PL), de 45 anos, ela compõe a coligação "Amor por Iracemápolis, Paixão pelas Pessoas," formada pelos partidos PL, PP, MDB e PODE.

 

Após o período eleitoral, a Gazeta de Limeira entrevista os prefeitos eleitos e reeleitos da região, para conhecer suas metas e projetos para os próximos quatro anos. A série de entrevistas abordará questões como infraestrutura, saúde, educação, segurança e estratégias para o fortalecimento econômico. Esse diálogo visa oferecer aos leitores uma visão completa sobre as perspectivas e desafios que aguardam a nova gestão.

 

Na entrevista à Gazeta de Limeira, a prefeita eleita de Iracemápolis, Nelita Michel, apresentou suas prioridades e estratégias para o próximo mandato. Para o primeiro ano, Nelita planeja dar andamento a projetos em saúde e infraestrutura, incluindo a construção de uma nova creche, duas Unidades de Saúde e um CAPS, enfrentando os desafios de queda na arrecadação por meio da busca de recursos estaduais e federais.

 

Confira:

 

Quais são as principais prioridades para o seu primeiro ano de mandato, e como planeja viabilizá-las?

Nosso principal objetivo nesse novo mandato é conseguir dar andamento aos projetos que demos início nesses quatro anos. Serão anos em que vamos enfrentar queda na arrecadação, mas que temos nos empenhado em buscar recursos junto aos governos federal e estadual para que tenhamos a possibilidade de continuar a atender nossa população e ainda sim, realizarmos investimentos em áreas que a cidade precisa. Vamos dar início as construções de uma nova creche, duas novas Unidades de Saúde e ainda um prédio para abrigar nosso CAPS e oferecer uma estrutura adequada aos nossos profissionais.

 

Como sua gestão pretende atrair novos investimentos e gerar empregos na cidade? Há planos específicos para fortalecer o comércio ou a indústria local?

Vamos reorganizar os programas de incentivo fiscal e atrair novas empresas por meio do aperfeiçoamento da Lei de Incentivo. Implantaremos distritos empresariais em parceria com a iniciativa privada, gerando, assim, mais emprego e renda para nossa população.

 

A infraestrutura e os transportes foram temas debatidos durante a campanha. Quais são as ações previstas para melhorar esses setores?

Já estamos com o nosso Plano de Mobilidade em fase final de desenvolvimento e tão logo será apreciado pela Câmara e também pela população com as audiências públicas. Em conjunto ao novo Plano Diretor, com certeza possibilitará que nossa cidade tome novos rumos no quesito de planejamento urbano, algo muito importante para atrair grandes empresas. Estamos trabalhando junto a concessionária de energia para a instalação de uma nova subestação para abastecer nossas empresas, garantindo uma continuidade do fornecimento elétrico. Além disso, nosso investimento em uma nova ETA e na reforma da ETA atual, vai abastecer a cidade com um fluxo de água de qualidade e com um maior volume que o atual que é de 80 m³/s para 120 m³/s.

 

A saúde pública é uma área sensível e que demanda atenção contínua. Quais melhorias e novas iniciativas pretende implementar na rede municipal de saúde?

Nossa saúde avançou em todas as áreas de atendimento, e nosso objetivo para os próximos quatro anos é continuar e ampliar os projetos iniciados, como os ambulatórios escolares e de doenças crônicas, atendimentos pediátricos e a farmácia do Pronto Socorro aos finais de semana e feriados prolongados. Vamos construir duas novas UBSs no Paineiras e no Alvorada, um novo CAPS e reformar e ampliar a UBS do Jardim Iracema. Pretendo criar o Ambulatório do Idoso, o Centro de Especialidades Odontológicas, o Centro de Saúde da Mulher, com programas ampliados para esse público e a Casa do Autista.

 

Em relação à educação, que programas ou políticas serão implementados para melhorar a qualidade do ensino e apoiar professores e alunos?

Dar continuidade nas ações que já realizamos e que se mostraram positivas na pasta da educação como a capacitação contínua dos profissionais do magistério, o programa saúde nas escolas visando ampliação nas creches e centro infantil na rede municipal. Dar continuidade ao fornecimento de uniformes escolares para os alunos da rede municipal e também dos materiais de boa qualidade para os alunos e professores. Ampliar gradativamente profissionais em nível de graduação em sala de aula para apoio na educação inclusiva. Vamos ainda construir uma nova creche no Campo Verde visando atender ainda mais crianças e facilitar a vida dos moradores do bairro e da região com uma nova creche. Realizamos a inclusão de psicólogas no atendimento as crianças e vamos continuar com esse novo atendimento que tem auxiliado tanto os professores, quantos os pais e os próprios alunos.

 

 

A segurança pública é uma preocupação crescente. Que parcerias ou ações estão sendo planejadas para aumentar a segurança dos moradores?

Realizamos avanços na segurança pública, incluindo a implantação da Muralha Digital, a troca de fardamento, a compra de munições e novos armamentos, e a reformulação do Estatuto da Guarda Civil Municipal. Estamos aumentando o efetivo e investindo na corporação. Vamos ampliar o monitoramento da Muralha Digital com o Sistema Detecta da Polícia Militar, recriar o Pelotão Ambiental com a nova viatura de Patrulha Rural e implantar a ROMU para reforçar a segurança da população.

 

O que sua gestão fará para promover o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental na cidade?

Assumimos o compromisso de resolver o abastecimento e tratamento de água. Diante da crise hídrica, buscamos recursos para a limpeza e desassoreamento dos canais das nascentes das represas e estamos negociando com o Governo do Estado para o desassoreamento total da represa Iracema, aumentando sua capacidade de armazenamento. Nos últimos quatro anos, investimos mais de R$20 milhões em serviços, obras, custeio, e na construção de uma nova ETA Compacta, que em breve entrará em funcionamento, possibilitando a reforma completa da ETA de 1958. Também investimos em bombeamento de água com motobombas, energia para a represa municipal, bombas flutuantes, proteção das represas contra ações criminosas, troca de bombas na ETA atual, painéis elétricos e segurança para os operadores, entre outras ações. Estamos ainda com dois projetos prontos para garantir o abastecimento da cidade um para uma nova captação de água e um novo barramento, ou seja, uma nova represa para abastecer a cidade no rio do Roseira e Boa Vista para garantir o futuro do abastecimento.

 

Quais políticas sociais estão planejadas para apoiar as comunidades mais vulneráveis e combater a desigualdade?

Na pasta da Ação Social, nosso foco será em dar continuidade do atendimento dos benefícios eventuais, como cestas básicas e outros, intensificar a atuação do Serviço de Proteção Social Básica no CRAS, junto a rede de serviços, intensificar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (grupos), intensificar e fortalecer as parcerias com as entidades do município. Na Proteção Social Especial, através do CREAS, vamos intensificar a atuação junto a rede de serviços e intensificar o atendimento a pessoa em situação de rua e vulneráveis. Também pretendo ampliar a oferta de cursos semi-profissionalizantes no Centro de Iniciação Profissionalizante (CIPI), antigo CEAC, além de ampliar e intensificar os conselhos de controle social. Vamos trabalhar para implementar o setor da Vigilância Socioassistencial que tem como função a produção e sistematização de dados, indicadores, informações e análises que contribuam para a efetivação do caráter preventivo e proativo da Política de Assistência Social, bem como contribuam para ampliação do conhecimento sobre a realidade dos territórios.

 

De que forma você pretende dialogar com a população durante o mandato? Haverá canais de participação ativa para que os cidadãos acompanhem e opinem sobre as ações do governo?

Sempre prezei por um mandato transparente e com um alto nível de participação popular, seja por meio das minhas redes sociais pessoais como Instagram, Facebook e até mesmo via WhatsApp em alguns casos. Além disso, mantemos um canal ativo nas redes sociais da prefeitura, por meio do nosso site e principalmente por meio da nossa ouvidoria, que também possibilita à população um rastreio das solicitações e um contato direto com os setores responsáveis pelo serviço ou solicitação necessária.

 

Para finalizar, que mensagem gostaria de deixar aos munícipes neste início de mandato?

Gostaria de agradecer as mais de 8 mil pessoas que depositaram o voto de confiança em mim para mais quatro anos a frente da cidade que eu amo cada dia mais. Vamos seguir lutando por uma cidade cada vez melhor, dessa vez ainda mais experientes e com a vontade ainda maior de deixarmos um legado de desenvolvimento sustentável e de fazer mais por uma população que merece sempre mais. Serão mais quatro anos de um governo para todos, e podem esperar mais anos de uma gestão com uma vontade imensa de fazer sempre o melhor para Iracemápolis.

 

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login