Foto de capa da notícia

Região de Limeira recupera mais de 300 veículos furtados em 2025

Modelos mais visados por criminosos são os veículos populares

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou dados atualizados que evidenciam o empenho das autoridades na região de Limeira no combate aos crimes de furto de veículos. Somente nos nove primeiros meses de 2025, um total de 328 veículos furtados foram recuperados nos cinco municípios que compõem a região.

O número se destaca diante dos 432 furtos registrados no mesmo período. Embora nem todos os veículos recuperados estejam ligados a ocorrências recentes, alguns podem ter sido furtados em anos anteriores, os dados demonstram o resultado de um trabalho contínuo de monitoramento, investigação e resposta rápida das forças de segurança.

Entre os municípios, Limeira lidera com ampla margem, contabilizando 227 veículos recuperados, o que representa cerca de 69% de todas as recuperações na região. A cidade é a mais populosa e com maior frota veicular entre as cinco analisadas, o que também pode justificar a concentração dos números. Na sequência, aparece Cordeirópolis, com 48 veículos localizados e devolvidos aos proprietários. O município, que tem se destacado nos últimos anos por investimentos em videomonitoramento e integração entre as forças de segurança que demonstram avanços no enfrentamento ao crime patrimonial.

Artur Nogueira ocupa a terceira posição, com 38 recuperações. Já Iracemápolis, com 12 veículos recuperados e Engenheiro Coelho, com 3, completam o ranking regional. A diferença entre os números reflete não apenas o porte das cidades, mas também a atuação diferenciada das forças policiais locais, os recursos tecnológicos disponíveis e o número absoluto de ocorrências registradas em cada município.

Outro levantamento, realizado com apoio técnico do Grupo Tracker, especializado em rastreamento veicular e da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), aponta que os modelos mais visados por criminosos são veículos populares e amplamente comercializados, o que facilita a revenda de peças no mercado ilegal. Entre os modelos mais furtados estão: GM Corsa, Hyundai HB20, Fiat Argo, Chevrolet Onix e Volkswagen Gol.

Apesar dos bons resultados nas ações de recuperação, a Secretaria de Estado reforça a importância de medidas preventivas por parte dos motoristas, como o uso de rastreadores, alarmes e a atenção redobrada em locais com histórico de furtos.

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, tem reforçado o combate aos furtos de veículos por meio do aprimoramento do policiamento ostensivo, da expansão de tecnologias de rastreamento, como o programa SP Mobile, e do uso de sistemas de leitura automática de placas (LPRs). O objetivo é não apenas localizar veículos furtados, mas também inibir a receptação, desarticular quadrilhas e responsabilizar infratores, inclusive aqueles que utilizam os veículos para a prática de outros crimes.


Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login