
Faltas em consultas médicas chegam a 24% em Limeira
O índice de faltas em consultas e exames realizados pela rede municipal de saúde em Limeira preocupa autoridades e impacta diretamente o atendimento da população. Dados oficiais da Secretaria de Saúde, enviados em resposta a um requerimento do vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB), revelam que 15,9% das consultas agendadas nas unidades básicas de saúde (UBSs) não são comparecidas pelos pacientes. Quando se trata de consultas com especialistas, o número sobe para 24%. Já nos exames laboratoriais e de imagem, a média de absenteísmo é de 13%.
Os percentuais se traduzem em prejuízos concretos: desperdício de recursos públicos, atrasos no início de tratamentos, aumento da fila de espera, elevação de custos, dificuldade para o planejamento organizacional e impacto direto na qualidade do atendimento prestado à população. Para tentar reduzir esses índices, a prefeitura mantém a campanha “Não falte à consulta”, que busca conscientizar os usuários da importância de comparecer ao agendamento ou, em caso de impossibilidade, cancelar com antecedência.
As queixas, no entanto, partem dos dois lados. Muitos pacientes relatam dificuldades em conseguir atendimento adequado e criticam a falta de organização no sistema. “Deveriam se organizar melhor, estou há meses aguardando por um exame. Isso prejudica quem precisa de tratamento com urgência”, disse Ana Silva, que aguarda na fila por atendimento especializado.
O vereador Marcelo Rossi avalia que o problema exige ações em duas frentes: conscientização da população e modernização da máquina pública. “É importante entendermos os motivos que levam as pessoas a não comparecerem, mas, ao mesmo tempo, buscarmos alternativas para reduzir esses índices que acarretam prejuízos para a própria população, à medida que resultam em atrasos para novos agendamentos, além de desperdício de recursos públicos”, afirmou o parlamentar.
Segundo ele, além da intensificação da campanha educativa, é necessário investir em novas tecnologias para facilitar a comunicação com os munícipes. Nesse sentido, Rossi destacou duas iniciativas recentes da administração municipal. Há uma semana, a Prefeitura lançou a Lia (Limeira Inteligência Artificial), ferramenta inédita no país que utiliza inteligência artificial para orientar sobre centenas de serviços públicos e responder dúvidas gerais da população.
Já no último dia 19 de setembro, entrou oficialmente em
funcionamento o programa Limeira
Digital, que leva Wi-Fi gratuito a todas as repartições da
Secretaria de Saúde, permitindo melhor conectividade e apoio às equipes no
atendimento. “Vamos protocolar indicações para que tanto a Secretaria de Saúde
quanto a de Tecnologia e Eficiência unam forças e adotem estratégias para
reduzir o índice de faltas e assim otimizar os serviços públicos de saúde
prestados”, ressaltou Dr. Marcelo Rossi.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login