Foto de capa da notícia

Convênio entra em vigor e PM pode multar motoristas limeirenses

A Prefeitura de Limeira, publicou na edição de ontem do Jornal Oficial do Município, o nome de cerca de 150 policiais militares, os nomeando como agentes de trânsito do município. Desde então, os servidores estaduais podem lavrar infrações que são de responsabilidade do município, além daquelas de âmbito estadual, cuja nomeação ocorre automaticamente na posse do servidor. Esse, era a última etapa para que o convênio, assinado entre Prefeitura de Limeira e Secretaria de Segurança Pública, em outubro do ano passado, entrasse em vigor. 
De acordo com tenente coronel Adriano Vieira Brás, comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar de Limeira (BPM/I), a autonomia dos policiais é uma ferramenta que melhorará a sensação de segurança dos limeirenses. "Muitas vezes, em um acompanhamento que a viatura fazia a um veículo, quando pegava o motorista, a gente só podia verificar a documentação do motorista e do veículo, mesmo que, durante a fuga, ele tivesse batido em veículos, furado sinal vermelho, por exemplo. Agora, poderemos fazer uma fiscalização mais completa e efetiva, pois não precisamos dos agentes da Prefeitura para autuar o condutor, em suas infrações de circulação", alegou o oficial.
Além disso, o oficial alegou que a celeridade nestes atendimentos liberará os militares para voltar ao patrulhamento mais rapidamente, melhorando a sensação de segurança da população.
Das oito cidades que o oficial comanda, Limeira era a única que ainda não havia assinado o convênio. Vieira também traz a experiência que viveu quando trabalhava em Piracicaba que, ao celebrar o convênio, diminui pela metade o número de mortes no trânsito, em alguns anos. "Ao ver a viatura, o condutor sabe que pode ser multado e isso o inibirá de cometer as infrações", alegou o comandante.
Vieira disse que os policiais militares, em um primeiro momento, orientarão condutores que infringirem algumas regras de trânsito. O oficial alegou que os policiais não deverão usar a função para se tornarem, exclusivamente, agentes de trânsito. "Queremos usar o convênio como uma ferramenta para melhorar a segurança do limeirense", disse.

PANCADÃO
Uma das novas possibilidades da Polícia Militar é autuar motoristas que infringirem a Lei do Pancadão, de autoria do ex vereador Ronei Costa Martins e que está em vigor desde o início de 2016. Antes, apenas a Guarda Civil Municipal, com decibelímetros calibrados poderiam aferir a intensidade do ruído, emitidos por sistema de som dos veículos parados. Recentemente, a lei foi mudada pelo vereador José Roberto Bernardo, incluindo ruído de escapamentos de motos na lei.
No começo deste ano, em uma ação integrada entre PM, GCM e Departamento de Trânsito foram apreendidas mais de 60 motos pelo ruído que os escapamentos emitiam. Eram agentes da GCM que faziam a aferição. Desde ontem, os policiais também estarão aptos a medir o ruído. No entanto, ainda não há equipamentos calibrados para tal fiscalização.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login