Foto de capa da notícia

Operação integrada visa coibir roubos e furtos de camionetes

As Polícias Militar e Civil, Guarda Civil Municipal, além dos pelotões da PM Ambiental e Rodoviária, deflagraram uma operação para tentar frear os casos de furtos e roubos de camionetes de luxo na cidade, durante a manhã desta segunda-feira. As ações foram coordenadas pelo major Facádio, coordenador operacional do 36º Batalhão da Polícia Militar (BPM/I) de Limeira, o comandante da GCM, André Hailer e o delegado da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), Leonardo Burger.
Foram 24 pontos de bloqueios, em todas as entradas e saídas das cidades e que contou com o sobrevoo do helicoptero Águia da Polícia Militar. Foram utilizadas 27 viaturas e 62 agentes de segurança, das corporações envolvidas. Camionetes, principalmente, de modelo Hilux eram abordadas e fiscalizadas.

O oficial da PM alegou que a região de Limeira registrou um aumento no número de casos de roubos de camionetes de luxo. Diante desta situação, foi montada uma estratégia de policiamento e a operação foi desencadeada. A Gazeta acompanhou a ação em dois pontos da cidade. Em um deles, a avenida Major José Levy Sobrinho, o representante comercial Diego Gomes, morador em Ribeirão Preto, foi abordado. "Agradeço à PM pela iniciativa. A gente se sente mais seguro quando vê essa movimentação e não há problema nenhum em fornecer minha documentação para eles", frisou o autônomo, que veio à Limeira por conta do seu trabalho.

Já para o delegado da DIG, a ação tem sido orquestrada por uma organização criminosa, que se especializou em furto e roubo de camionete. "Temos informações sobre esse bando que tem agido na nossa região. Mas, como eles escolheram a cidade para roubar, a Polícia Civil também os elegeu para serem presos", alegou Burger.
Ele ainda ressaltou que o trabalho da Polícia Civil é para identificar e prender os receptadores. "Os ladrões que furtam ou roubam veículos é a menor peça dentro dessa equação. Muitas vezes são pessoas que vivem em estado. A concentração deve ser feita em cima de quem ganha dinheiro com esses crimes", alegou o delegado.

No âmbito municipal há de se ressaltar o trabalho da Muralha Digital. " A inteligência da GCM é muito atuante e tem uma ferramenta importante, que é a Muralha Digital. O sistema não permite só que a gente identifique veículos furtados ou roubados, mas ele nos permite mapear os locais onde há maior índice criminal", alegou Hailer.

NOTIFICAÇÕES

Um dos grandes obstáculos identificados pelas forças de segurança é a disseminação de mensagens, principalmente em grupos de aplicativo, que informam onde estão acontecendo os bloqueios na cidade. Para o comandante da GCM, esse tipo de situação somente dificulta a ação, pois os bandidos também conseguem se planejar, quebrando, assim, o efeito surpresa, das ações. "Essa divulgação em redes sociais só atrapalha o trabalho que a gente realiza", finalizou o agente da Guarda Civil Municipal.

BALANÇO

Ao todo, foram 197 pessoas abordadas, 165 condutores fiscalizados, além de 93 caminhonete Toyota Hilux. Outros 46 veículos e 23 motos também foram alvo de fiscalização. Durante a ação, foram elaborados oito autos de infração de trânsito.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login