Foto de capa da notícia

Contribuição voluntária pode ajudar Bombeiros em Limeira

Mais uma vez, a população que quiser ajudar a aprimorar o trabalho do Corpo de Bombeiros de Limeira pode fazer uma contribuição voluntária de R$15 para o Febom (Fundo Especial dos Bombeiros). A código de barras para recolhimento do valor, que não é obrigatório, está junto com a guia do IPTU, enviado para a prefeitura no mês passado. Criado por força de lei, o Febom existe desde 2014.

O dinheiro arrecadado fica em uma conta, gerida pelo comando da corporação, em conjunto com secretarias municipais. Quando há necessidade de compra de material, é aberto um processo licitatório e o material é comprado, de acordo com as regras da administração pública. "O processo é transparente. Qualquer pessoas que quiser pedir contas, nós temos de fornecer. As notas são documentos públicos", alegou o comandante da corporação em Limeira, tenente Erik Dias Fernandes. O comandante do posto da corporação em Limeira ressalta também que o Febom é essencial para garantir a realização do trabalho dos Bombeiros. A guia pode ser paga até o dia 31 de dezembro.

Desde que foi lançada, a contribuição colaborou com a compra de diversos materiais. Em 2015, uma camionete L200 foi adquirida, com uma suplementação de renda por parte do município. Além disso, máscaras de proteção respiratórias, lanternas específicas para o trabalho de combate a incêndio e melhorias no quartel.

No ano passado, junto à verba de uma emenda parlamentar do deputado federal Miguel Lombardi, foi possível a aquisição de uma segunda camionete, uma Frontier. Fernandes alega que os dois veículos serão usados, prioritariamente, em combate de fogo em mata. "Em uma situação de fogo em área verde, não é recomendado que um caminhão grande [de combate a incêndio] entre, por exemplo, em uma baixada. Ele pode não conseguir subir. Já a Frontier, 4x4, entra em qualquer tipo de terreno. E, agora, a tendência é aumentar o número de ocorrências desse tipo", alegou o oficial.

O veículo será equipado com uma bomba pequena de água e um reservatório de cerca de 500 litros. Esses equipamentos estão em fase de aquisição, também com verba do fundo. Ainda devem ser compradas bombas costais e outros equipamentos específicos para este tipo de ação. "A gente agradece todas as pessoas que puderem colaborar. Estaremos aqui sempre que alguém precisar de ajuda", finalizou o tenente.

O convênio renovado entre o governo do Estado e a Prefeitura em fevereiro deste ano, garante a presença do Corpo de Bombeiros por mais 10 anos na cidade. Cabe ao Estado constituir o efetivo policial militar habilitado, responder pelos encargos trabalhistas dos servidores militares, além do fornecimento de uniforme para os bombeiros. Já o município arcará com a locação da base, aquisição de lubrificantes, combustíveis e demais materiais para a utilização e manutenção de viaturas e equipamentos. A cidade também deve ser responsável pelo fornecimento de materiais de limpeza das dependências dos prédios, além das refeições ao efetivo e, quando necessário, o fornecimento de guardas civis municipais bombeiros.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login