Em dois dias, marginais furtam fios duas vezes no Solar dos Nobres
Moradores do Residencial Solar dos Nobres, em Limeira sofrem desde o último domingo com furtos de fios de cobre que, no bairro, são subterrâneos. Com isso, alguns imóveis enfrentam falta de fornecimento de energia elétrica, além de uma praça, que está completamente às escuras desde a madrugada do domingo.
A reportagem da Gazeta foi chamada ao local. Os furtos começaram a ocorrer há algumas semanas. Vândalos aproveitam o pouco movimento das ruas do bairro e, segundo os moradores, a falta de policiamento, para levar as tampas dos acessos aos fios. O material metálico, que tem um valor comercial, é levado em plena luz do dia. "O cara perdeu a vergonha. Ele vem aqui, com um carrinho de supermercado, às 15h20, pega a tampa e leva embora, tranquilamente, como se fosse dele", relatou um empresário que pediu para ser chamado apenas de Wanderson. Com os fios expostos, a ação dos bandidos ficou mais fácil. Na madrugada do domingo, alguns moradores relataram terem sido surpreendidos com a falta de energia. "Saímos para a rua e vimos que estava uma escuridão só e que os fios estavam cortados", relatou uma moradora. A concessionária foi chamada e foi ao local, no final da manhã. "Eles passaram 3 horas para consertar tudo, mas ficou na cara que os bandidos voltariam", alegou a moradora.
Já na madrugada de segunda, novamente a surpresa. Todos os fios recolocados pela concessionária foram levados de novo. "Enquanto não colocarem tampa e travá-las no lugar, eles vão furtar. Hoje [ontem], eles voltam de novo. Está muito fácil chegar aos fios", reclamou Wanderson, que cobrou providências das forças de segurança. "Estamos esquecidos. Aqui não passa policiamento", relatou. A Guarda Civil Municipal alegou à Rádio Educadora que enviaria mais viaturas para reforçar a segurança. O mesmo seria feito pela Polícia Militar (PM).
PRAÇA
Além do problema do furto em si dos fios da praça do bairro, os moradores esbarram em outro problema: o jogo de empurra. A concessionária alega que a responsabilidade é da empresa contratada pela prefeitura, que instalou os postes. A empresa, segundo os moradores, estaria se esquivando da responsabilidade. No caso da praça, que fica na rua Palmyra Morelli Martis, além de furtar os fios da caixa, os bandidos danificaram a fiação que sobe para o poste. "Enquanto eles decidem quem é o responsável pelo o que aqui, ficamos no escuro", indagou um morador. Desta praça, os bandidos já levaram também cerca de 300 metros de alambrado.
Há 15 dias, praça do Jardim Ipanema também está às escuras
O mesmo problema enfrentado pelos moradores do Solar dos Nobres também importuna a vida de quem reside no Jardim Ipanema. Segundo moradores, há cerca de 15 dias, os fios da praça de esporte do bairro foram furtados. A prefeitura teria ido ao local, retirado o medidor de energia elétrica e até ontem não havia retornado para restabelecer o fornecimento da energia no local. Fotos enviadas à redação da Gazeta mostram o poste sem o relógio e a rua completamente escura, durante a noite. O medo dos moradores é com relação a roubos, já que a iluminação da rua não é suficiente. A reclamante alegou que abriu três protocolos no 156 para pedir providências. Em consulta ao site da prefeitura, os 3 protocolos ainda constam em aberto com a mensagem de "Local foi alvo de furto, estamos aguardando dotação para reposição."
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login