Foto de capa da notícia

Furtos e roubos de veículo caem de março para abril

A ação das forças de segurança, em especial aquelas que fazem patrulhamento ostensivo, como a Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GCM), para tentar frear o avanço dos casos de furtos e roubos de veículos na cidade, surtiu efeito prático em abril. Depois de aumentos em todos os índices, na comparação fevereiro-março, todos os números apresentaram quedas, se compararmos março-abril.

O roubo de veículo, que de fevereiro para março mais que dobrou (24 para 51), de março para abril teve queda de 5%. Foram 48 casos no quarto mês do ano. O furto (crime sem violência ou grave ameaça) de veículos apresentou a maior queda. De 91 casos, em março, foi para 57 em abril, queda de 37,3%. Já o roubo de outros objetos, exceto veículos, também caiu; 29,6%. Foi de 86, em março, para 57, em abril. O furto de outros, caiu de 285, em março, para 248, em abril. A queda, de 14%, também foi impactada pela ação para retirar moradores de rua da região central, conforme mostrou a Gazeta, no mês passado. Todos os dados estão disponíveis no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

2021

Se os números de abril de 2022 forem comparados com os de abril de 2021, os índices deste ano vão representar um aumento em todos os principais crimes patrimoniais. No roubo de veículos, o aumento foi de 242%, o maior de todos os crimes compilados. Roubo de outros, 26%; furto de veículo, 18% e, furto de outros, 37%. No entanto, vale ressaltar que em abril de 2021, o estado de São Paulo estava na fase vermelha do plano SP de combate à covid-19, que restringia circulação de pessoas e aberturas de setores produtivos da sociedade. Com menos gente na rua, a tendência foi de queda nos índices criminais. O mesmo acontece com os dados de 2020, quando a pandemia estava no começo, mas em elevação. 

PRODUTIVIDADE

Quando é analisado o número da produtividade policial, fica mais claro ainda que a prioridade das forças de segurança em abril foi mesmo os furtos e roubos de veículos. Os casos de tráfico de drogas e de prisões (em flagrante e por mandado), que normalmente se mantêm estáveis ao longo dos meses, tiveram uma ligeira queda em abril. Já os veículos recuperados, foram de 25 em março para 44 em abril. Como foi o caso de uma moto roubada no dia 11 e recuperada no dia seguinte, no Residencial Adélia C. Grotta.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login