Foto de capa da notícia

Homem morre engasgado com bagaço de laranja

Um homem, identificado como Daniel Francisco, de 38 anos, morreu, na tarde desta segunda-feira, após se engasgar com um pedaço de laranja, que consumia em casa, no Residencial Recanto dos Pássaros, no Jardim Odécio Degan. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para tentar reanimá-lo, mas não houve chance.

O irmão dele, de 47 anos, prestou esclarecimentos na delegacia, ao registrar o boletim de ocorrência. Ele relatou ao delegado Assis José Cristofoletti que, logo depois do almoço, Daniel, que era portador de necessidades especiais, decidiu chupar a fruta e que se engasgou.
Por meio da manobra de "Heimlich", a testemunha conseguiu, inicialmente, desengasgá-lo. No entanto, segundo o irmão, minutos depois Daniel caiu, desfalecido. Foi, então, que o Samu foi acionado, mas não foi possível salvá-lo. O caso foi registrado como morte suspeita e o exame de necropsia deve orientar as providências que serão tomadas pela Polícia Civil. O sepultamento do corpo de Daniel ocorre amanhã, às 10h30 no Cemitério Parque. Ele deixa parentes e amigos.

MASTIGAÇÃO

Um dos processos fundamentais da ingestão de alimentos é a mastigação. Segundo o cirurgião dentista Hélio Missono, cada indivíduo nasce com um padrão de mastigação que, ao longo do tempo, se torna um processo praticamente involuntário. Segundo o profissional, as pessoas, como a vítima, que tem necessidades especiais, não tem consciência desse processo. O engasgamento, normalmente, ocorre quando a pessoa tem alguma reação do corpo, como o soluço ou a tosse. "Os casos de engasgamento não ocorrem por si só. Nosso organismo tem um sistema de defesa que não permite que a gente engula grandes objetos. Em uma situação normal, dificilmente a pessoa vai engasga", frisou o dentista.

Para ele, o ato de se alimentar precisa ser feita com atenção. "É por isso que se prega tanto que as famílias precisam almoçar juntas, em ambientes tranquilos e com calma", alegou o profissional. Os alimentos precisam passar pelo processo da mastigação. Cada dente da arcada humana tem uma função e a saliva libera uma enzima que vai facilitar a deglutição. "A digestão começa na boca, quando a enzima ptialina lubrifica o alimento, para facilitar a passagem pela via aérea", disse Missono.

O dentista ainda disse que há um tamanho padrão de alimentos que podem ser colocados na boca. "O tamanho ideal é aquele que cabe entre a língua, passa pela linha do dente e a bochecha", finalizou o profissional.  

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login