Foto de capa da notícia

Justiça reduz pena de ex-padre condenado por abuso sexual

A pena do padre Pedro Leandro Ricardo, condenado por abuso sexual de menores, foi reduzida de 21 anos para 19 anos e 5 meses depois de o juiz Rafael Pavan Filgueira acolher um pedido de embargo da defesa do ex-padre, que apresentou contradição no cálculo da pena sobre uma das vítimas.

Ricardo foi padre da Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua, em Americana. Os crimes foram cometidos enquanto o condenado trabalhava em Araras. A denúncia aponta que o ex-pároco teria levado um adolescente para a casa paroquial, a quem teria oferecido bebida alcoólica, antes de fazer sexo com o jovem. Ele também teria acariciado adolescentes durante viagens de carro e tocado em um garoto de 11 anos, enquanto o ajudava a colocar uma batina.

O condenado recebeu o veredicto em maio deste ano. De acordo com o processo, o cálculo da pena sobre um dos crimes atribuídos ao padre foi baseado em uma lei de 2005. No entanto, os fatos apurados se deram anteriormente, em 2002. O MP (Ministério Público) também opinou favoravelmente ao embargo apresentado pela defesa. “De fato, as condutas praticas se deram em 2002. A modificação legislativa, modificando de 1/4 para 1/2 o aumento revela-se prejudicial ao acusado”, trouxe trecho da decisão da promotoria. A defesa das vítimas não concorda com essa diminuição e deve recorrer da diminuição.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login