Foto de capa da notícia

Golpe do falso advogado faz idoso de Limeira perder R$ 600

Criminosos acessam dados de processos, públicos na Internet e se passam pelo representante da vítima na ação judicial


O golpe do falso advogado, em que criminosos entram em contato com a pretensa vítima através de ligações telefônicas ou whatsapp dizendo representar determinado escritório onde a pessoa possui demanda judicial e lhe comunica ganho de causa teve novo registro em Limeira.

Na noite desta quinta-feira (7), um idoso de 72 anos, registrou queixa alegando perda de R$ 606 após cair no golpe. A pessoa que entrou em contato exibiu informações sobre um processo e disse que a causa estava ganha e que precisava do dinheiro para sanar taxas para que o valor fosse liberado.

Ele disse ter sido convencido que poderia mesmo se tratar de advogado pelo fato de a pessoa ter muitas informações a respeito do processo. Após ter feito a transferência pix, ele percebeu que se tratava de golpe. Ao entrar em contato com sua agência bancária, foi informado que deveria aguardar três dias úteis para ter parecer sobre o caso.

O golpe do falso advogado ocorre especialmente em virtude de demandas judiciais, pois os golpistas têm acesso aos dados constantes na internet dos processos judiciais, que são públicos. O golpista entra em contato com os clientes ou partes, se passando pelo advogado contratado ou pelo respectivo escritório.

 O golpista então solicita transferências via PIX, alegando que o pagamento prévio de um valor é necessário para liberar um suposto crédito existente no processo. Essa abordagem junto ao cliente pode acontecer de algumas maneiras variadas, mas ele se passa por representante do escritório que representa a pretensa vítima.

Esse tipo de estelionato é um dos mais registrados junto à Polícia Civil, a ponto de a Ordem dos Advogados do Brasil editar e disponibilizar em seu site uma cartilha que pode ser acessada clicando neste link. Pessoas idosas são alvos preferenciais dos criminosos.

Recentemente, a Gazeta já havia registrado casos semelhantes, que inclusive tornaram pessoas famosas alvos em algumas situações.

No caso de clientes que forem vítimas do golpe, devem ser tomadas as seguintes providências:

● Providenciar prints da tela da conversa;

● Providenciar prints da tela com o número do celular;

● Salvar toda conversa;

● Se caiu no golpe, salvar o comprovante do pagamento;

● Fazer um Boletim de Ocorrência.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login