
Diácono Douglas Felipe dos Santos é ordenado presbítero da Diocese de Limeira
Na presença de centenas de fiéis da comunidade local e de outras localidades, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas da Diocese, além de amigos e familiares, o Diácono Douglas Felipe dos Santos foi ordenado presbítero da Diocese de Limeira, na tarde deste domingo, 16 de fevereiro, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Araras, pela imposição das mãos e oração consacratória de Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano.
Momentos antes do rito sacramental de ordenação presbiteral, o Diácono Douglas realizou a profissão de fé e o juramento de fidelidade conforme preveem o Código de Direito Canônico e o Dicastério para a Doutrina da Fé.
O lema escolhido para a Ordenação Presbiteral do diácono Douglas foi "Fazei tudo o que Ele vos disser" (Jo 2,5).
Em sua homilia, Dom José se dirigiu ao diácono Douglas e destacou a importância da oração no exercício do Ministério Sacerdotal e na proximidade de Cristo. Ressaltou que o “padre dever ser um homem apaixonado pelo seu povo e pelo seu ministério, devendo, também, ter entusiasmo para servir e cuidar do seu rebanho, sendo um padre acolhedor e que gosta do povo”. Por fim, Dom José falou que o padre, como missão, deve Evangelizar além paróquia, sendo chamado a reabrir os caminhos que permitam o encontro com Deus a todos. “Que você possa realizar bem sua missão como sacerdote”, concluiu.
Rito de Ordenação
Após a proclamação do Evangelho, o diácono Douglas foi chamado a se apresentar diante do bispo diocesano e, depois de ser interrogado e fazer suas promessas sacerdotais, se prostrou diante do altar para a ladainha de todos os santos.
Em seguida, no momento central da ordenação, Dom José impôs as mãos sobre o eleito, seguida da prece de ordenação, invocando a força do Espírito Santo para constituí-lo na dignidade de presbítero.
Logo após, o neo-sacerdote foi revestido dos paramentos litúrgicos sacerdotais (a estola e a casula) e teve suas mãos ungidas com o óleo do Crisma, que, como sublinha a oração do ritual, o reveste de poder para “a santificação do povo fiel e para oferecer a Deus o santo sacrifício”.
Na sequência, o recém-ordenado recebeu o pão e o vinho que foram oferecidos e consagrados no Corpo e Sangue de Cristo na Missa.
Mensagem
Nos Ritos Finais, o agora padre Douglas expressou sua gratidão a Deus, ao bispo Dom José Roberto, à família, a toda equipe formativa, aos padres que o apoiaram em sua caminhada vocacional, aos diáconos permanentes, seminaristas, colaboradores da diocese e a todos que o acompanharam até este momento. Suas palavras emocionaram os presentes, que puderam sentir a alegria e o entusiasmo do novo sacerdote em iniciar seu ministério.
Antes da benção final, padre Douglas prestou uma homenagem a Nossa Senhora de Fátima, padroeira de sua paróquia de origem, proferindo uma oração.
Primeira Missa
A primeira Missa celebrada pelo neo-presbítero será realizada no dia 18 de fevereiro, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Araras. A comunidade está convidada a participar desse momento especial e a celebrar junto com o padre Douglas o início de sua missão.
A ordenação do padre Douglas é um momento de graça e esperança para a Diocese de Limeira.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login