
Empresários apostam em inclusão social e tecnologia para transformar a educação de base no Brasil
Diante de um cenário preocupante, em 2024, apenas 59,2% das crianças estavam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, abaixo da meta de 60% , iniciativas privadas têm buscado soluções inovadoras para mudar essa realidade. Empresários e projetos sociais têm se destacado por unir inclusão social e tecnologia, mostrando caminhos possíveis para fortalecer a educação desde a base.
Rafael Wisch
Rui Katsuno, fundador do Instituto Soul do Plástico, atua diretamente em escolas públicas com projetos que vão além da alfabetização tradicional. Suas iniciativas promovem inclusão social, educação financeira, acesso à cultura e empreendedorismo. “Acreditamos que a transformação começa na sala de aula pública, onde estão milhões de crianças que formarão a próxima geração de líderes, consumidores e cidadãos”, afirma.
Rui Katsuno
Já Rafael Wisch, multiempresário à frente da Greenn e de projetos de inovação em educação, aposta na tecnologia como aliada da transformação. Com a Bambino, plataforma de IA voltada à educação infantil, e o projeto social Geração de Futuro, que já capacitou mais de 150 jovens, transformando realidades e deixando um legado significativo na vida de muitos que passaram pelo projeto, mostrando como inovação e impacto social podem caminhar juntos. “A alfabetização hoje não pode ser pensada apenas como aprender a ler e escrever, mas como preparar as crianças para um mundo conectado, criativo e digital”, reforça.
Rafael Wisch
Apesar de atuarem em frentes diferentes - inclusão social e inovação tecnológica - Rui Katsuno e Rafael Wisch compartilham o mesmo propósito: contribuir para que o Brasil supere seus desafios educacionais e fortaleça o desenvolvimento infantil desde a base.
Sobre Rui Katsuno
Rui Katsuno é empresário e comunicador do setor de plásticos, Presidente do Instituto Soul do Plástico e da MTF Termoformadoras, com mais de 36 anos de experiência. Referência no segmento, ele ganhou destaque nas redes sociais ao desmistificar informações incorretas sobre o uso dos plásticos e promover práticas sustentáveis com linguagem acessível e direta. Rui também lidera projetos sociais em escolas públicas, levando educação, inclusão, cultura e empreendedorismo para jovens e crianças. Sua trajetória mostra que é possível unir indústria, responsabilidade social e educação em prol de um futuro mais informado e sustentável.
Sobre Rafael Wisch
Rafael Wisch é um empresário brasileiro que saiu da venda de sorvete para liderar um ecossistema de empresas inovadoras. Fundador da Greenn e de projetos de inteligência artificial, Wisch tem como assinatura a criação de negócios com impacto real, unindo tecnologia, propósito e visão estratégica, representando uma nova geração de líderes que equilibram crescimento com ética, inovação e transformação social.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login