Ipem-SP verifica e aprova quatro radares

Radares foram inspecionados pelo Ipem na última terça-feira (Divulgação)

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou verificação metrológica, na última terça-feira, em quatro radares de Limeira. Os equipamentos verificados foram os localizados na Avenida Ana Carolina de Barros Levy, Avenida Cônego Manoel Alves, Via Antônio Cruãnes Filho e Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva. Os instrumentos foram aprovados.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento. 

Diariamente, o órgão realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a essa verificação uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. 

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento. 

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. 

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP. 

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização do instituto em Piracicaba.

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection