Limeirense é ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Um limeirense foi um dos campeões pelo terceiro ano consecutivo da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Tiago Vitor de Oliveira Ferreira, aluno da Emeief Profª Evangelina Mauro, faturou a medalha de ouro do concurso que contou com a participação recorde de estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país.

A 25ª edição da OBA, competição realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), teve recorde de participantes. As provas foram aplicadas no dia 20 de maio e contou com a participação de 1.181.517 milhões de estudantes, superando a marca de quase 900 mil inscritos da edição passada.

A Olimpíada é destinada aos estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas de todo o país e é realizada em uma única fase, onde são aplicadas as provas teóricas compostas por 10 perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica.

O evento, que acontece anualmente, tem como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. “Ficamos muito felizes com a notícia da medalha do Tiago, ele ama ciências, é a matéria preferida dele na escola”, disse a mãe, Jéssica Karoline de Oliveira Ferreira.

A curiosidade de Tiago e a paixão por ciências também incentivou a própria escola a inscrever os alunos da Olimpíada. “Ele sempre foi muito curioso, montou um planetário sozinho e ajuda os amigos da escola a estudarem em um grupo do WhatsApp. Os professores perceberam esse interesse dele e resolveram inscrever os alunos e desde então, o Tiago vem se destacando com medalhas nas edições”, afirma.

Não só Tiago, mas o irmão mais velho, Diogo Vitor de Oliveira Ferreira, de 13 anos, já recebeu duas medalhas nas edições de 2020 e 2021. Ele é aluno da Escola Estadual Profº Lázaro Duarte Páteo. “Infelizmente a conquista de medalhas limeirenses é pouco divulgada na cidade, a própria Prefeitura realizou um evento antes da pandemia, mas não chegou a ser divulgado o nome dos medalhistas, é uma pena, pois é uma conquista importante para a educação do município. Tenho muito orgulho dos meus filhos”, disse.

Este ano, Emeief Profª Evangelina Mauro em conjunto com o conselho de pais realizará uma cerimônia para homenagear os alunos participantes. “Não só os medalhistas de ouro, mas todos os alunos que participaram merecem ser enaltecidos. Este ano foi uma edição bem difícil, com recorde de inscritos, por isso vamos juntar os pais e comprar do nosso bolso as medalhas de participação. É uma forma de incentivá-los”, destaca.

 

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection