Pacientes reclamam de falta de medicamento há 2 meses

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Pacientes que retiram medicamentos na Farmácia de Alto Custo de Limeira estão há espera do remédio atorvastatina 20 mg há dois meses, indicado para tratamento de colesterol.
Uma paciente, que preferiu não se identificar, conta que liga toda semana para saber se o remédio chegou. "Essa semana liguei em Piracicaba [Diretoria Regional de Saúde] e registrei uma reclamação na ouvidoria. Deram prazo de 15 dias responder, mas já estou há dois meses sem o remédio", ressalta. Ela comenta que o medicamento é caro e não tem condição de comprar.
Outro munícipe, que também não quis se identificar, espera pelo mesmo remédio. "Ligo toda semana e sempre falam que não chegou e pedem para retorna na semana seguinte, mas já fazem dois meses", diz. No caso dele, teve que comprar o remédio para dar continuidade ao tratamento.
A reportagem ligou na farmácia que confirmou a falta deste medicamento e não há previsão de quando vai chegar. O remédio é distribuído pelo governo de estado.
A Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, Secretaria de Saúde do Estado, informou que "o medicamento já foi adquirido e está sendo cobrada agilidade na entrega por parte do fornecedor. O paciente pode consultar seu médico para verificar a possibilidade de uso de outra alternativa terapêutica disponível no SUS, se necessário".

PREFEITURA
Em relação aos medicamentos distribuídos pela Prefeitura, no site é possível checar os remédios em falta e há somente um: carbonato de lítio 300mg. Conforme está escrito no site, o motivo é a "interrupção momentânea no fornecimento de matéria-prima importada devido à pandemia de coronavírus. Previsão: segunda quinzena de setembro/2020". Inclusive a Gazeta já publicou sobre a falta deste medicamento em agosto, após reclamações de munícipes.

 

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection