Foto de capa da notícia

Cuidado Com Dezembro!

Cuidado com Dezembro, que janeiro está aí! Essa seria a frase ideal para milhares e milhares de brasileiros de norte a sul do país. Chega então o mês natalino, as pessoas sem medirem um pouco além do tamanho do nariz, mergulham de corpo e alma no espírito festivo. Gastos e mais gastos, viagens, passeios, presentes para até quem não deseja receber, compras de roupas extravagantes, pois durante o ano, alegam; “não tive tempo para comprar”, mudanças radicais e temporárias de hábito, como por exemplo, sair de carro todas as noites para contemplar os enfeites da cidade, que se prepara para o natal ou mesmo proporcionar sucessivos churrascos, até que chegue o ano novo. Parecem absurdos, mas infelizmente é o que acontece na famosa época do papai Noel.  

      Além de todos esses percalços, o brasileiro precisa tomar muito cuidado com o mês de dezembro, pelo seguinte motivo; muitos impostos são lançados as mãos nessa época, citamos aí os mais conhecidos de todos, o IPVA (imposto sobre propriedade de veículos automotores), chegado o ano novo, defrontamos também com o IPTU (imposto predial e territorial urbano). Há ainda para aqueles que dispõem de filhos em fase escolar, o material de estudo, isso quando as crianças ou adolescentes estudam em escolas públicas, do contrário o gasto em janeiro é ainda maior, com a obrigatória matrícula da instituição particular.

Viajar, passear, presentear lógico é algo maravilhoso, principalmente em dezembro, onde o sentimento de festa nos envolve incessantemente, porém, fazer tudo isso achando que janeiro nunca irá chegar é um verdadeiro suicídio, a não ser que você seja um privilegiado pelas notas de cem, ainda assim corre riscos, pois quantos ricaços tornaram-se parte integrante da pobreza brasileira ou retornaram para ela? Quantos? Por isso cuidado com dezembro!

        E é exatamente essa falha que ocorre, na vida de grande parte dos brasileiros, podem até planejar seus caminhos, no entanto somente até novembro, pois em dezembro dá então um verdadeiro branco em suas cabeças e a irresponsabilidade toma-lhes a frente, arrancando de seus bolsos até o último centavo, para que encontrem o novo ano na mesma situação crítica e tradicional de sempre, devendo ou prestes a entrar no mais escuro dos vermelhos. Reflita; “Viver bem o presente é porta segura para o sucesso futuro”.

         Mais um dezembro chegou, está aí bem junto conosco, estamos vivendo-o, mas lembre-se muita prudência e planejamento.

 

 

Douglas S. Nogueira

Blog: www.douglassnogueira.blogspot.com

E-mail: douglas_snogueira@yahoo.com.br 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login