
Limeira, uma cidade literária
Queridos e amados leitores,
Limeira se prepara para viver uma efervescência. Trata-se, daqueles momentos em que pessoas com os mesmos propósitos e ideais se encontram, se enredam, se entrelaçam e fazem acontecer. A nossa efervescência tem os livros como cenário principal, portanto, uma efervescência literária.
O Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA) tem o intuito de medir o desempenho e proficiência dos estudantes em compreensão da leitura. Aplicado em muitos países, entende-se que a idade entre 15 anos é o momento ideal, já que muitos estudantes estão concluindo os estudos. A proposta acontece a cada 3 anos, e dados apontam que o Brasil se encontra na 53ª posição, participou de todas as avaliações a próxima edição ocorre em 2025.
A Matriz de ciências do PISA determina o conhecimento adquirido pelos estudantes tendo a Ciência como pressuposto, tanto ao que tange a competência científica adquirida, a aplicada e utilização dos conhecimentos científicos. Ela entende que investir em ciência é garantir conhecimento confiável na tomada das decisões da nossa vida, nas finanças, investimentos, compra, venda, nas altas e baixas do mercado financeiro que apontam os preços no supermercado, em tudo coloca a leitura como caminho!
EM 2025, os estudantes brasileiros deverão estar preparados para avaliar e projetar investigações científicas, interpretar dados e construir de forma crítica a opinião acerca das informações avaliadas. Além disso, terão o desafio de atender aos critérios da aplicação da ciência na esfera social, tendo a internet como pressuposto de compreensão para pesquisa, avaliação e uso das informações científicas na tomada de decisões e ação em prol da saúde, sustentabilidade e do meio ambiente.
Atualmente o Brasil supera países como a Argentina e Colômbia, só porque ambos passaram e ainda passam por questões financeiras graves. E segue atrás de outros como México, Uruguai e Chile. Eu enquanto escritora, participo há alguns anos de uma formação de leitores. Trata-se de um encontro virtual coordenado por uma fundação que reúne escritores, professores, mediadores de leitura e profissionais que atuam na cadeia do livro para ampliar e trocar práticas/saberes inovadores de leitura. Sempre observei que no ato da inscrição, é possível incluir os dados de vários países da América Latina. Exceto... O Brasil!
Me questionei se seria por sermos o único país que fala a língua portuguesa e não a espanhola. Seria a resposta certa, se não houvesse brasileiros que são fluentes em espanhol... Sugeri à Fundação responsável, a inclusão do Brasil no programa, sem nunca obter nenhuma resposta. O fato, é que os investimentos desses países em ações de leitura como um caminho para a ampliação do conhecimento científico são enormes e o resultado tem sido positivo, já que conhecimento determina a tomada de decisões e de como se darão os investimentos.
Em Limeira, eu e inúmeros escritores, professores, poetas, músicos e artistas em geral, nos mobilizamos para a realização da quinta edição da Feira Literária Limeirense (FLLIM). Serão 3 dias de exposição de livros, contação de histórias, apresentação musical, palestras, mesas e debates, apresentação de algumas escolas que aceitaram o convite para comparecer com seus estudantes, sarau, dança do túnel do tempo e arte!
Um evento que tem o intuito de mostrar os livros e trabalhos dos autores de Limeira. Já conta com a presença confirmada de alguns autores renomados como Léo Cunha, Simone Pedersen, André Kondo, Carmelina de Toledo Pisa, Raquel Alves (Filha do autor Rubem Alves), outros autores contemporâneos de Limeira e de aproximadamente 50 cidades, profissionais criativos e inteligentes para viver uma programação incrível para quem gosta de ler.
Talvez não consigamos mudar neste momento, os resultados dos nossos estudantes frente a compreensão leitora. Mas com certeza vamos trabalhar arduamente para transformar Limeira, numa cidade literária e ter melhores resultados no futuro. Um lugar em que a população tenha uma maior apreciação e prática da leitura.
Acompanhe as informações que a Gazeta de Limeira trará sobre a Feira Literária Limeirense pelo instagram @feiraliterarialimeirense. Aos que desejarem atuar como voluntários, estamos aceitando ajuda. Tudo para transformar Limeira, numa cidade literária.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login