Foto de capa da notícia

Como a educação financeira pode mudar o futuro das comunidades

Por Darlen Fernandes –Analista de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob


Todos queremos ver comunidades fortes, resilientes e prósperas. Um dos meios para alcançar esses resultados é a educação financeira. É importante garantir que cada cidadão tenha ciência de seus direitos e deveres no mundo financeiro, tornando-o autor de decisões acertadas quanto ao seu futuro.
 

No Brasil, a realidade financeira da população reflete essa necessidade. O indicador de inadimplência publicado em janeiro de 2025 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil), apontam que 40,17%% dos brasileiros adultos está inadimplente, ou seja, 68,83 milhões de consumidores. Comparado ao resultado de janeiro 2024, o percentual teve crescimento de 2,76%. Dados que evidenciam a falta de conhecimento quanto à tomada de crédito, propensão ao alto consumo e baixa consciência sobre a necessidade de poupar e investir.
 

É necessário expandir nossa visão e entender que, quando as pessoas tomam decisões mais conscientes sobre seu dinheiro, gerenciam melhor suas dívidas e poupança, e fazem investimentos, essas ações não impactam apenas sua vida de forma individual, mas transformam a realidade da comunidade como um todo. Famílias estruturadas e com controle financeiro são mais felizes, até mesmo pela estabilidade, não vivem sob a pressão do 'amanhã'. De acordo com uma pesquisa da Serasa, 62% dos entrevistados relataram que as dívidas afetaram negativamente seus relacionamentos afetivos, reforçando a importância da educação financeira para fortalecer a união familiar. Quando as famílias são educadas financeiramente, elas não apenas evitam conflitos financeiros, mas também se tornam mais preparadas para lidar com desafios, criando um ambiente mais seguro e próspero para todos. O fortalecimento das famílias, por meio do conhecimento financeiro, contribui diretamente para uma sociedade mais estável e próspera.
 

A educação financeira e Sicoob caminham juntos. Por meio de suas cooperativas, o Sicoob promove acesso a produtos e serviços financeiros, bem como incentiva práticas responsáveis de gestão do dinheiro. Mais do que instituições financeiras, as cooperativas do Sicoob atuam na disseminação da educação financeira, capacitando indivíduos para tomarem decisões mais conscientes. Ao incentivar o hábito de poupar, investir e apoiar iniciativas locais, fortalecem a resiliência econômica das comunidades, criando um ciclo virtuoso de prosperidade. Esse modelo contribui para o desenvolvimento sustentável e mais justo, proporcionando oportunidades que transformam o presente e moldam um futuro melhor.
 

Os impactos sociais da educação financeira são profundos e duradouros. Quando as pessoas entendem como administrar suas finanças pessoais, elas não apenas melhoram sua qualidade de vida, mas também contribuem para o desenvolvimento de toda a comunidade. Por exemplo, famílias que controlam suas finanças têm maior capacidade de investir na educação de seus filhos, o que, por sua vez, gera um efeito positivo nas próximas gerações. Investir em educação financeira é investir em um futuro mais próspero para todos, promovendo mudanças que podem durar gerações e transformar a realidade de muitas famílias. O cooperativismo financeiro, como o modelo do Sicoob, tem um papel fundamental nesse processo, já que oferece um ambiente de suporte e oportunidades para aqueles que buscam melhorar sua saúde financeira.
 

O Sicoob acredita que a educação e inclusão financeira são essenciais para o desenvolvimento social de forma sustentável. Tendo como premissa os Princípios do Cooperativismo, o Sicoob tem o compromisso de fortalecer as comunidades, alinhado ao 7º princípio: "interesse pela comunidade". Esse compromisso é refletido em nossas diversas soluções em Educação Financeira, como: Se Liga Finanças ON, Clínicas Financeiras Virtuais, Coleção Financinhas, Portal de Educação do Sicoob, Podcast Se Meu BOLSO Falasse e Webseries, assim como o Guia Sicoob para Cidadania Financeira. Essas iniciativas têm o propósito de fornecer conhecimento, promover a autonomia financeira e transformar realidades, contribuindo para a construção de um futuro mais seguro e próspero para todos.
 

Inspirado na famosa citação de Warren Buffett — 'The best investment you can make is in yourself' —, reforçamos que investir em educação financeira é um dos caminhos mais seguros para construir um futuro próspero e sustentável. E é nisso que o Sicoob acredita.
 

Para conhecer todas as soluções em Educação Financeira do Sicoob, acesse: sicoob.com.br/cidadaniafinanceira.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login