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Educador Ambiental: “crianças são multiplicadoras de ações sustentáveis”

Dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A principal data criada pelas Nações Unidas vem enfatizando cada vez mais a necessidade de educação e conscientização das novas gerações. Ensinar nossas crianças as noções de sustentabilidade é construir um futuro melhor. Afinal, elas são nossos principais agentes de transformação e protagonistas de uma mudança emergencial. A questão é, podemos transformá-las em agentes fomentadores do meio ambiente? Para o educador ambiental Fagner Zanetti, a resposta é sim. 

Despertando o interesse das crianças pela natureza, pela preservação do meio ambiente e pela sustentabilidade por meio do ensino prático e teórico, Fagner transformou seu trabalho como paisagista em educador ambiental. Através do livro “A Horta da Lelê”, destinado ao público infantil, veio o projeto e a criação de seu espaço físico, localizado em Americana. Ele também ministra aulas de jardinagem para escolas de toda a região e destacou que a idéia surgiu da necessidade de tornar as crianças os maiores fomentadores do meio ambiente. 

A proposta é de envolver o público infantil, de forma lúdica, com questões de preservação do meio ambiente, cultivo de hortas, reciclagem e alimentação saudável. O objetivo é levar os participantes a concentrar a atenção, a aguçar a percepção e a ter um contato mais profundo com a natureza, já que a experiência é essencial para a mudança de comportamento em relação ao mundo. 

Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, o educador que tem uma intensa participação no cenário da Educação Ambiental na região destaca que a data chama a atenção da população para conscientização e preservação ambiental.  “Além de promover a conscientização em relação ao reaproveitamento de materiais e preservação do meio ambiente, é importante que as crianças sejam propulsoras de atitudes sustentáveis, pois elas são o nosso futuro do nosso planeta”, disse. 

Através do livro a Horta da Lelê você vem trabalhando o tema de meio ambiente e sustentabilidade com crianças, como surgiu essa idéia?

Percebi que precisávamos de um livro infantil de jardinagem ligando o meio ambiente e a sustentabilidade. No livro passamos essa questão do meio ambiente através do cultivo das plantas, citando algumas flores como o girassol que representa alegria e levando a sua importância não só para as crianças, mas para os pais, de como ajudar o nosso planeta, ajudar o nosso meio ambiente fazendo um jardim casa, por exemplo, ou plantando árvores. A sustentabilidade é o nosso carro-chefe. Ali ensinamos a transformar uma garrafa PET numa hortinha orgânica. E a história do livro surgiu assim, de uma história verídica, quando minha filha encontrou uma garrafa jogada no meio do Jardim Botânico. 

Com o livro, também nasceu a idéia do espaço para aulas ambientais, como funciona as oficinas?

Entre as metodologias, ensinamos a reprodução de espécies, montagem de vasos, ferramentas para jardinagem, segurança no trabalho, escolhas de espécies, estilos de jardim, adubação, como combater as doenças das plantas e como calcular um jardim, entre outras. Também temos jardins sensoriais para as crianças, jardins de ervas medicinais, hortas sustentáveis e comercializamos produtos de jardinagem, espécies raras de plantas, além do atendimento para as escolas. O espaço pode ser visitado sempre. Estamos localizados na Rua Geraldo Miante nº 88 em Americana. O projeto também está nas redes sociais, pelo Instagram: @ ahortadalele e pelo Facebook: A HORTA DA LELÊ.   

Qual a importância da educação ambiental na formação de crianças e adolescentes?

É fantástica essa formação. Principalmente inserindo as crianças da faixa etária de 3, 4 anos falando sobre a importância deles na educação ambiental. Ligamos sempre as palavrinhas mágicas que é a sustentabilidade em reaproveitar o lixo, onde tudo se transforma. Uma caixa de leite que se torna de uma mini estufa, um rolinho de papel higiênico em vaso e a separação de lixo em cores, que é o vermelho para plástico, o amarelo para metal em geral, o azul para papel, o verde para vidros e o marrom para resíduos orgânicos. E eles aprendem rápido e levam isso para casa, que é o primordial. 

Qual o papel da reciclagem na educação ambiental?

Essa separação do lixo é o que mais ajuda e ensina as crianças sobre a importância de separar os materiais e reutilizá-los. E percebo que é o que mais tenho retorno nas aulas. Elas aprendem que na cor marrom, onde ficam os materiais orgânicos, tudo se transforma em adubo. A questão da garrafa PET que se transforma em hortinha vai muito além, por que elas percebem que outros materiais como a latinha de refrigerante e outros recipientes podem se transformar em vasos. Alguns pais relatam que as crianças se transformaram em fiscais do meio ambiente. Acabam recolhendo latinhas do chão, chamam a atenção de quem não faz a separação corretamente. E é nisso que a reciclagem ajuda: a transformar nossas crianças em educadores ambientais. 

A jardinagem e o paisagismo podem ser meios sustentáveis e benéficos para o meio ambiente?

Com toda certeza. Ter um jardim em casa, você já está ajudando o nosso planeta. Ter uma árvore em frente a nossa residência também colabora com o meio ambiente. Usufruir da sua sombra, do seu oxigênio é primordial para o nosso futuro. A jardinagem e o paisagismo também contribuem de outras formas sustentáveis, como o reaproveitamento da água. Através das calhas das casas pode se utilizar da água da chuva, com o armazenamento correto em tambores fechados, para irrigar nossas plantas. São coisas simples, mas que ajudam e transformam o nosso ambiente.  

O que você procura passar para as crianças para que sejam cidadãos mais conscientes?

A principal mensagem é que elas são o futuro do nosso planeta. Que elas podem se transformar em incentivadores, principalmente em casa puxando a orelha dos pais. E elas carregam essa responsabilidade de uma forma pura. O que eu mais percebo nas aulas com o público infantil e com o público adulto, é que com as crianças além do conhecimento teórico, o que elas aprendem na prática elas multiplicam em casa, na escola. E isso não tem preço. Receber uma mensagem que a criança fez o pai parar o carro pra que ela jogasse uma latinha corretamente, ou separando os materiais em cores. Essas pequenas atitudes ajudam as crianças de hoje a serem os adultos responsáveis de amanhã. 

Qual a responsabilidade dos pais na educação ambiental?

Deixem as crianças brincarem na terra. É saudável, é importante e é seguro. É fundamental que elas tenham esse contato e pode ser simples: numa pracinha, no quintal de casa. Hoje com as redes sociais e os jogos de videogame, as brincadeiras infantis se tornaram isoladas. É preciso que os pais participem, passeiem com elas em hortos, incentive a construir uma hortinha em casa. Sem se preocupar se vão sujar a roupa. A terra renova as energias e os pais são modelos, são os principais exemplos da criança em casa. Temos o nosso papel, mas os pais, responsáveis e familiares também integram os pilares de base dessas crianças.

 

Fagner Zanetti, educador ambiental

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