Foto de capa da notícia

Governo revela novos modelos passaporte e carteira de identidade

Lançado na segunda-feira (27), os novos passaportes vieram levando em conta o que há de mais moderno no mundo em tecnologia antifraude. O novo modelo chegou com a proposta de tematizar a representação da cultura e dos biomas do país.  A capa do documento terá uma nova estilização da bandeira nacional e o nas páginas internas haverá uma quantidade maior de marcas d'água tornando assim, um cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo.

Afim de reduzir ao máximo a fraude do documento, foram idealizados um dispositivo de segurança entre a Casa da Moeda, a Polícia Federal e o Ministério das Relações Exteriores. Segundo o governo o passaporte continuará com a data de validade de 10 anos e começará a ser produzido pela Casa da Moeda em setembro de 2022, o valor cobrado pela confecção do documento continua sendo o mesmo: R$257,25.

Já a nova carteira de identidade começou a valer em 1° de março de 2022, mas o prazo de implantação é de um ano em todo país. A CIN (Carteira de Identidade Nacional) substituta do RG, traz um QR Code que pode ser lido de forma rápida por qualquer cidadão. O principal objetivo, assim como o passaporte, é padronizar o documento trazendo tecnologia antifraude, furto e extravio.

Os primeiros a receberem o documento, foram os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Anderson Torres, da Justiça e Segurança Pública. Pessoas de outras unidades da federação que acompanham o projeto piloto da CIN também receberam o documento.

“O Brasil recebeu a classificação digital do melhor governo digital das Américas no ranking do Banco Mundial. De sétimo melhor governo digital do mundo e maior governo digital das Américas, à frente de Estados Unidos e Canadá”, afirmou Guedes, ao comentar a emissão da nova CIN.

A partir do dia 4 de agosto de 2022, o documento será emitindo apenas no novo modelo, independente do estado que o produza. Por enquanto, apenas os moradores que residem no AC, PE, GO, DF, MG, PR, RS e SC poderão fazer a solicitação do CNI (Carteira de Identidade Nacional) de seus ademais estados. Os outros estados estarão aptos a emitir o novo modelo de documento até março de 2023.

“A nova identidade vem com um QR Code que pode ser lido de forma rápida por qualquer cidadão, facilitando a identificação e a autenticidade do documento”, disse a Secretaria-Geral. A partir dessas mudanças, além do documento físico, haverá a versão digital, que poderá ser obtida pelo aplicativo da Gov.Br. “A partir destas mudanças, a Identidade será o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo”, finalizou o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login